A educação ambiental como variável para abordar os problemas ambientais por meio da leitura de imagens – estudo de casos
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo trazer subsídios para a discussão da
Educação Ambiental por meio do ensino de Artes Visuais. Inicialmente, apresenta
um histórico resumido do ensino de Arte no Brasil e das perspectivas atuais, que
consideram a leitura de imagens como metodologia que atende às novas exigências
da arte-educação brasileira, e que contribuem significativamente para o
desenvolvimento da Educação Ambiental, do ponto de vista das Ciências Humanas.
Relata, ainda, uma pesquisa realizada com estudantes de pós-graduação em
Educação Ambiental, buscando um diagnóstico sobre suas interpretações diante de
imagens artísticas. Por último, este trabalho apresenta, sucintamente, a experiência
oportunizada pelo Projeto Rondon 2006, um programa financiado pelo governo
federal que tem o propósito de fornecer ajuda às populações carentes brasileiras.
Coleções
- Educação Ambiental [191]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: