dc.contributor.advisor | Canfield, Marta de Salles | |
dc.creator | Rademacher, Rose Weissheimer | |
dc.date.accessioned | 2023-05-15T15:13:12Z | |
dc.date.available | 2023-05-15T15:13:12Z | |
dc.date.issued | 2004-12-22 | |
dc.date.submitted | 2004 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29083 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2004. | por |
dc.description.abstract | This study focuses the children, more specifically to understanding the
relations between physical activity and context in their developments process. The
central point to be investigated was the implications of context aspects in the
childhood play. Fifteen eight years old children had been interview twice about their
play while at home, more specifically about what they like to do, with whom and
where they play. Those children belong at two different socioeconomic and cultural
environments. There are students at the same pedagogical project but the schools
are situated at two different and contrasting contexts (school A is located at the
center of the town and the school B in the periphery of the town). The results
indicated that the socioeconomic level may influence the play opportunities during
the development rate and consequently the movement opportunities. But the cultural
aspect has to be considered present when the children choose their plays, because
there are a gender distinction, independently of belonging to school A or B. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | por |
dc.subject | Desenvolvimento humano | por |
dc.subject | Play | eng |
dc.subject | Human development | eng |
dc.subject | Motor development | eng |
dc.title | Estudo de aspectos ambientais no brincar infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano | por |
dc.description.resumo | O interesse deste estudo está voltado para a criança, mais especificamente
para a compreensão das possíveis relações entre a prática de atividades lúdicas e o
ambiente no processo de seu desenvolvimento. O ponto central a ser investigado
refere-se as implicações dos aspectos ambientais no brincar infantil. Fizeram parte
deste trabalho quinze crianças com oito anos de idade que freqüentam o Ensino
Fundamental de duas escolas Maristas da cidade de Santa Maria – RS, que
possuem o mesmo Projeto Político Pedagógico, mas que diferem bastante no nível
sócio, econômico e cultural de seus alunos, pois a escola A é situada no centro da
cidade e a B está na periferia. Foram utilizadas duas entrevistas muito semelhantes
em dois diferentes momentos (a segunda só aconteceu após terem sido realizadas
todas as primeiras, com todos). Constatou-se que a condição sócio-econômica
influencia diretamente as possibilidades que cada criança tem e poderá vir a ter
durante seu desenvolvimento, o que conseqüentemente poderá contribuir para o
surgimento ou não de oportunidades em seu futuro vindouro. Mas o aspecto cultural
é muito presente na escolha das brincadeiras, havendo claramente a distinção do
que meninos e meninas fazem, independentes de serem alunos da escola A ou da B. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |