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dc.contributor.advisorCanfield, Marta de Salles
dc.creatorRademacher, Rose Weissheimer
dc.date.accessioned2023-05-15T15:13:12Z
dc.date.available2023-05-15T15:13:12Z
dc.date.issued2004-12-22
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29083
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2004.por
dc.description.abstractThis study focuses the children, more specifically to understanding the relations between physical activity and context in their developments process. The central point to be investigated was the implications of context aspects in the childhood play. Fifteen eight years old children had been interview twice about their play while at home, more specifically about what they like to do, with whom and where they play. Those children belong at two different socioeconomic and cultural environments. There are students at the same pedagogical project but the schools are situated at two different and contrasting contexts (school A is located at the center of the town and the school B in the periphery of the town). The results indicated that the socioeconomic level may influence the play opportunities during the development rate and consequently the movement opportunities. But the cultural aspect has to be considered present when the children choose their plays, because there are a gender distinction, independently of belonging to school A or B.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectDesenvolvimento infantilpor
dc.subjectDesenvolvimento humanopor
dc.subjectPlayeng
dc.subjectHuman developmenteng
dc.subjectMotor developmenteng
dc.titleEstudo de aspectos ambientais no brincar infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoO interesse deste estudo está voltado para a criança, mais especificamente para a compreensão das possíveis relações entre a prática de atividades lúdicas e o ambiente no processo de seu desenvolvimento. O ponto central a ser investigado refere-se as implicações dos aspectos ambientais no brincar infantil. Fizeram parte deste trabalho quinze crianças com oito anos de idade que freqüentam o Ensino Fundamental de duas escolas Maristas da cidade de Santa Maria – RS, que possuem o mesmo Projeto Político Pedagógico, mas que diferem bastante no nível sócio, econômico e cultural de seus alunos, pois a escola A é situada no centro da cidade e a B está na periferia. Foram utilizadas duas entrevistas muito semelhantes em dois diferentes momentos (a segunda só aconteceu após terem sido realizadas todas as primeiras, com todos). Constatou-se que a condição sócio-econômica influencia diretamente as possibilidades que cada criança tem e poderá vir a ter durante seu desenvolvimento, o que conseqüentemente poderá contribuir para o surgimento ou não de oportunidades em seu futuro vindouro. Mas o aspecto cultural é muito presente na escolha das brincadeiras, havendo claramente a distinção do que meninos e meninas fazem, independentes de serem alunos da escola A ou da B.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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