Estudo de aspectos ambientais no brincar infantil
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Data
2004-12-22Autor
Rademacher, Rose Weissheimer
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O interesse deste estudo está voltado para a criança, mais especificamente
para a compreensão das possíveis relações entre a prática de atividades lúdicas e o
ambiente no processo de seu desenvolvimento. O ponto central a ser investigado
refere-se as implicações dos aspectos ambientais no brincar infantil. Fizeram parte
deste trabalho quinze crianças com oito anos de idade que freqüentam o Ensino
Fundamental de duas escolas Maristas da cidade de Santa Maria – RS, que
possuem o mesmo Projeto Político Pedagógico, mas que diferem bastante no nível
sócio, econômico e cultural de seus alunos, pois a escola A é situada no centro da
cidade e a B está na periferia. Foram utilizadas duas entrevistas muito semelhantes
em dois diferentes momentos (a segunda só aconteceu após terem sido realizadas
todas as primeiras, com todos). Constatou-se que a condição sócio-econômica
influencia diretamente as possibilidades que cada criança tem e poderá vir a ter
durante seu desenvolvimento, o que conseqüentemente poderá contribuir para o
surgimento ou não de oportunidades em seu futuro vindouro. Mas o aspecto cultural
é muito presente na escolha das brincadeiras, havendo claramente a distinção do
que meninos e meninas fazem, independentes de serem alunos da escola A ou da B.
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