Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorRamos, Edson Luiz
dc.date.accessioned2023-05-18T15:10:53Z
dc.date.available2023-05-18T15:10:53Z
dc.date.issued2023-01-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29118
dc.description.abstractWhat we propose with this dissertation is to study and research Human Rights in Professional and Technological Education (EPT) from the formative context of the citizen person and with full ethical and political insertion in the society of his time. This research proposal has the Federal Institute of Paraná – IFPR - campus Curitiba as the center and focus of its studies, thus seeking, in its history, the inclusion of the human person in the trajectory of the Institute referred to here. Also, we ask if this form of education can impact and change the lives of those involved? Based on this question, this work will seek to understand, through quantitative data, the historical evolution of human rights education and how this citizenship training would be and what would be the perception of teachers involved in the pedagogical work within the institute. Such information will be obtained through questionnaires applied to the teachers, thus including their training and understanding of the research topic proposed here. How do these professors articulate their pedagogical visions and how is this citizen vision present in the pedagogical project of the IFPR- campus Curitiba? The methodology used will be the analysis of data from the questionnaires carried out with the institution's professors. We also resorted to the IFPR documents and the curricular proposals of the PPCs of the Curitiba campus courses present therein and which were used throughout this research. With regard to the results, we observed that the IFPR does not present the theme of Education in Human Rights in the PPCs of the courses, but it is verified that it is highlighted by some professors in the classroom in the disciplines they teach.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapor
dc.subjectDireitos humanospor
dc.subjectFormação cidadãpor
dc.subjectProfessional and technological educationeng
dc.subjectHuman rightseng
dc.subjectCivic educationeng
dc.titleDireitos Humanos: um olhar dos docentes e das docentes do Instituto Federal do Paraná campus Curitibapor
dc.title.alternativeEducation in Human Rights as civic inclusion: the historical experience of the Federal Institute of Paraná campus Curitibaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO que propomos com esta dissertação é estudar e pesquisar Direitos Humanos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir do contexto formativo da pessoa cidadã e com plena inserção ética e política na sociedade de seu tempo. Essa proposta de pesquisa tem como centro e foco de seus estudos o Instituto Federal do Paraná – IFPR - campus Curitiba buscando, assim, em seu histórico, a inclusão da pessoa humana na trajetória do Instituto aqui referido. Também, indagamos se essa forma de educação pode impactar e mudar a vida dos envolvidos e envolvidas? A partir dessa pergunta, este trabalho buscará entender, através de dados quantitativos, a evolução histórica da educação em direitos humanos e como seria essa formação cidadã e qual seria a percepção dos professores e professoras envolvidos no trabalho pedagógico dentro do instituto. Tais informações serão obtidas através de questionários aplicados aos docentes, incluindo-se, assim, as suas formações e compreensões do tema de pesquisa aqui proposta. Como esses e essas docentes articulam suas visões pedagógicas e como essa visão cidadã está presente no projeto pedagógico do IFPR- campus Curitiba? A metodologia utilizada será a análise de dados dos questionários realizados com os e as docentes da instituição. Recorremos também aos documentos do IFPR e às propostas curriculares dos PPCs dos cursos do campus Curitiba nele presentes e que foram utilizadas ao longo dessa pesquisa. No que condiz aos resultados, observamos que o IFPR não apresenta nos PPCs dos cursos a temática da Educação em Direitos Humanos, mas verifica-se que a mesma é salientada por alguns docentes em sala de aula nas disciplinas que ministram.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Ascísio dos Reis
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9916588298312326por
dc.contributor.advisor-co1Barin, Claudia Smaniotto
dc.contributor.referee1Oliveira , Francisco Nilton Gomes de
dc.contributor.referee2Oliveira , Rosangela Gonçalves de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5885136140428317por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeColégio Técnico Industrial de Santa Mariapor


Ficheros en el ítem

Thumbnail
Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Excepto si se señala otra cosa, la licencia del ítem se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International

O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.