Direitos Humanos: um olhar dos docentes e das docentes do Instituto Federal do Paraná campus Curitiba
Visualizar/ Abrir
Data
2023-01-19Primeiro coorientador
Barin, Claudia Smaniotto
Primeiro membro da banca
Oliveira , Francisco Nilton Gomes de
Segundo membro da banca
Oliveira , Rosangela Gonçalves de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O que propomos com esta dissertação é estudar e pesquisar Direitos Humanos
na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir do contexto formativo da
pessoa cidadã e com plena inserção ética e política na sociedade de seu tempo.
Essa proposta de pesquisa tem como centro e foco de seus estudos o Instituto
Federal do Paraná – IFPR - campus Curitiba buscando, assim, em seu histórico,
a inclusão da pessoa humana na trajetória do Instituto aqui referido. Também,
indagamos se essa forma de educação pode impactar e mudar a vida dos
envolvidos e envolvidas? A partir dessa pergunta, este trabalho buscará
entender, através de dados quantitativos, a evolução histórica da educação em
direitos humanos e como seria essa formação cidadã e qual seria a percepção
dos professores e professoras envolvidos no trabalho pedagógico dentro do
instituto. Tais informações serão obtidas através de questionários aplicados aos
docentes, incluindo-se, assim, as suas formações e compreensões do tema de
pesquisa aqui proposta. Como esses e essas docentes articulam suas visões
pedagógicas e como essa visão cidadã está presente no projeto pedagógico do
IFPR- campus Curitiba? A metodologia utilizada será a análise de dados dos
questionários realizados com os e as docentes da instituição. Recorremos
também aos documentos do IFPR e às propostas curriculares dos PPCs dos
cursos do campus Curitiba nele presentes e que foram utilizadas ao longo dessa
pesquisa. No que condiz aos resultados, observamos que o IFPR não apresenta
nos PPCs dos cursos a temática da Educação em Direitos Humanos, mas
verifica-se que a mesma é salientada por alguns docentes em sala de aula nas
disciplinas que ministram.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: