Percepções ambientais através dos meliponíneos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena - Santa Maria - RS
Abstract
O presente trabalho, a partir de uma pesquisa quali-quantitativa, realizada na Escola
Municipal de Ensino Fundamental Santa Helena no município de Santa Maria - RS visa
sensibilizar os alunos da 3º a 5º série dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a
importância do aspecto ecológico, social e econômico das abelhas nativas sem ferrão. Bem
como, conscientizar sobre as causas em relação ao desaparecimento das espécies de abelhas.
Para isto, objetivou-se analisar a contribuição da educação ambiental, através das práticas de
oficinas, utilizando a meliponicultura como recurso na sensibilização dos alunos e como
forma de identificação das percepções dos alunos durante o desenvolvimento da temática
proposta. Este estudo foi dividido em duas etapas, tendo como metodologia aplicada, o
princípio da Ecoalfabetização. Na primeira etapa os alunos da 4º a 5º série responderam ao
questionário inicial, com a finalidade de obter informações sobre seus conhecimentos
ambientais em relação para a temática a ser abordada. Durante este momento os alunos
expuseram suas expectativas, sentimentos e curiosidades em relação ao projeto a ser
desenvolvido. A segunda etapa contou com o questionário final, visando analisar a
contribuição das oficinas didáticas realizadas, e identificar percepções dos alunos a respeito
do trabalho com as abelhas sem ferrão e a problemática ambiental. A atividade contou com
cinco oficinas, que se iniciou mediante a exposição do conhecimento teórico sobre as abelhas,
levantada na revisão da literatura, através do debate e a exibição de vídeo. Nas demais
oficinas realizadas, utilizou-se o ambiente escolar para instigar nos alunos o conhecimento
investigativo acerca da diversidade de espécies de abelhas, assim estimulando a aproximação
dos alunos junto à natureza e despertar ações para a conservação das abelhas. Com isso, ao
analisar os questionários iniciais percebeu-se que somente 42% dos alunos conheciam as
espécies de abelhas sem ferrão, a maioria se referiu apenas às abelhas Apis mellifera,
apresentando um conhecimento limitado. Como também, somente 12% atribuíram à
importância das abelhas à polinização e onde 62% dos alunos associaram as abelhas à
produção de mel e à ferroada, além disso, o desconhecimento sobre o desaparecimento das
populações das abelhas. Ao se analisar os questionários finais, 79% dos alunos ressaltaram a
importância das abelhas para a polinização, incluindo a importância na produção de alimentos
e flores, 7% para a produção de mel. Em relação às espécies de abelhas, além da Apis
mellifera (abelhas com ferrão), os alunos se referiram às espécies de abelhas nativas sem
ferrão, como as mirim-guaçu (Plebeia remota), jataí (Tetragonisca angustula), mandaçaia
(Melipona quadrifasciata) e a abelha solitária, com ferrão a mamangava (Bombus
brasiliensis). Desta forma, salienta-se que se produziram compreensões significativas dos
alunos em relação à temática das abelhas e à importância de sua conservação, bem como
puderam reconstruir percepções sobre as abelhas. Assim, este trabalho aponta a relevância
sobre o tema para os alunos e escola, ressaltando a necessidade do desenvolvimento de
projetos contínuos de ecoalfabetização.
Collections
- Educação Ambiental [191]
The following license files are associated with this item: