Inclusão: um olhar reflexivo
Resumo
Neste trabalho analisou–se o olhar reflexivo de professores do ponto de
vista das estratégias utilizadas na melhoria da aprendizagem, verificando sua
contribuição ao processo de reflexão profissional em função da conduta típica e de
habilidades de crianças com necessidades educacionais especiais, como direito à
Educação na rede regular de ensino. Enfatizou–se a inclusão, como caminho
direto de integração na sociedade e, dentro da necessidade, de revisão de
conceitos incluiu–se a Declaração de Salamanca/1994, documento que salientou
as políticas, princípios e práticas para a valorização e reconhecimento na ação da
escola regular, para que a mesma promova a aprendizagem e atenda as
necessidades de cada criança, dentro de seus limites e possibilidades, numa
perspectiva voltada para o intuitivo, o lógico, o sensorial e que sua prática permeie
a descoberta, a criação e a busca do conhecimento. Através de um embasamento
teórico e estudo de caso, onde foi refletida a realidade de uma Escola de Ensino
Fundamental Regular, onde o estudo procurou manter constantemente atento aos
elementos que serão seqüenciados no dia–a–dia da mesma com o intenção de
mudar para melhor, em métodos, recursos, estratégias de ensino–aprendizagem
e, principalmente, na interação professor–aluno, aluno–aluno nas atividades
desenvolvidas e no relacionamento humano.
Coleções
- Gestão Educacional [294]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: