Uma análise dos mitos que envolvem os alunos com altas habilidades: a realidade de uma escola de Santa Maria/RS
Resumen
No Brasil, existem poucas pesquisas sobre a temática das altas habilidades, suscitando
assim maiores discussões no campo da educação, em particular, da educação especial.
Diante disso, alguns mitos ou idéias errôneas perpassam a trajetória acadêmica dos
alunos com altas habilidades. Isso se deve ao fato do desconhecimento, por parte de
alguns professores, sobre como reconhecer e estimular as habilidades desses alunos.
Neste artigo são apresentados os resultados de uma pesquisa proposta para investigar se
os mitos que envolvem os alunos com altas habilidades prevalecem na concepção dos
docentes do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual de Santa
Maria/RS. Dez professoras do turno da tarde, que lecionavam de 1ª a 4ª série,
participaram da pesquisa. O instrumento definido para a coleta dos dados foi à
entrevista semi-estruturada que foi aplicada individualmente em um ambiente
reservado. Para o registro dos dados foi utilizado gravador, mediante autorização prévia
das entrevistadas. A análise de conteúdo foi utilizada como forma de “leitura” das falas
dos sujeitos participantes da pesquisa. As considerações finais apontam para a
importância da conscientização dos professores que atuam em sala de aula regular, para
que eles saibam identificar, atender e/ou encaminhar estes alunos para um atendimento
especializado, quando se depararem com um aluno com características de superdotação.
Colecciones
- Educação Especial [20]
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