Grupo teatro surdo: a construção da identidade surda através do trabalho no palco
Resumen
Este trabalho apresenta o resultado de observação da influência do Teatro na
educação e na construção da identidade do sujeito surdo nos componentes do
Grupo Teatro Surdo formado por alunos da Escola Estadual de Educação Especial
Reinaldo Coser em Santa Maria – RS, Brasil. A partir dos fundamentos dos Estudos
Culturais, Estudos Surdos e Teatro na Educação, analisa-se algumas relações entre
surdos e ouvintes durante a criação e apresentação da peça "Construindo a
Identidade", criada por surdos e dirigida por um educador sem formação em
Educação Especial e todas as situações envolvidas no processo, como a
comunicação como educador ouvinte / educando surdo e platéia ouvinte e aluno /
ator surdo. As informações aqui apresentadas foram colhidas através de entrevistas
estruturadas, e informações, falas e depoimentos espontâneos de educadores de
surdos, integrantes da comunidade surda, familiares dos educandos surdos,
profissionais de teatro ligados à ASPAC, Associação Santa-Mariense dos
Profissionais de Artes Cênicas e pessoas que assistiram o trabalho do Grupo. Para o
melhor entendimento das questões evidenciadas nas falas e depoimentos colhidos,
foram necessários estudos sobre a história do Teatro na educação e sobre a
construção das identidades e as identidades surdas. A seguir, apresenta-se os fatos
e depoimentos com seus comentários e finaliza-se detectando algumas possíveis
mudanças decorrentes da experiência nos segmentos envolvidos na pesquisa, ou
seja, os educandos surdos, os educadores de surdos, pais e espectadores do
trabalho teatral do surdo.
Colecciones
- Educação Especial [20]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: