Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAcosta, Marco Aurélio
dc.creatorRodrigues, Juliana Maria
dc.date.accessioned2023-05-25T11:36:26Z
dc.date.available2023-05-25T11:36:26Z
dc.date.issued2007
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29187
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2007.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectEJApor
dc.titleEducação e envelhecimento: realidades da educação de jovens e adultos em Santa Maria - RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAtividade Física, Desempenho Motor e Saúdepor
dc.description.resumoO presente trabalho que tem como foco principal a educação e o envelhecimento, no qual analisou a participação de idosos em quatro escolas públicas da cidade Santa Maria-RS, na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Enfatizou-se os motivos que levaram os idosos a buscarem estes programas, dificuldades e as principais mudanças que se depararam. Foram realizadas observações participantes durante as aulas das turmas de alfabetização, e também feitas entrevistas com os idosos freqüentes, totalizando 13 pessoas, e com o professor responsável da turma de cada uma das escolas. Após a aplicação dos instrumentos e análise dos resultados conclui-se que os idosos estão presentes no ambiente escolar, buscam um envelhecer bem-sucedido, os principais motivos que os levam à escola é a independência através da alfabetização e também a ocupação do tempo livre através da socialização. A participação dos idosos em aula é efetiva, porém preferem atividades baseadas no método tradicional, a educação física ocorre em três das escolas, e há a participação dos idosos. Nenhum dos professores teve preparação para sobre o tema envelhecimento e após terem começado a trabalhar com idosos afirmaram valorizar mais o diálogo em sala de aula.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto