Análise da influência das estratégias circulares na inovação do modelo de negócios circular e no desempenho empresarial das indústrias químicas brasileiras
Fecha
2023-04-19Primeiro coorientador
Bichueti, Roberto Schoproni
Primeiro membro da banca
Kneipp, Jordana Marques
Segundo membro da banca
Patias, Tiago Zardin
Terceiro membro da banca
Zamberlan, João Fernando
Quarto membro da banca
Brandli, Luciana Londero
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A busca por sustentabilidade nos negócios parte da implementação de estratégias
circulares, pondo fim ao atual sistema linear de produção. Para isso, desenvolver um
modelo de negócio em acordo com os princípios da economia circular, ajustando os
ciclos de produção para a máxima eficiência na utilização dos recursos, pode garantir
retornos que ultrapassem aqueles proporcionados pelas estratégias circulares. É
necessário, portanto, que empresas inovem em seu modelo de negócios para um
modelo circular e, com isso, criem valor suficiente para aumentar seu desempenho.
Com isso, este estudo tem como objetivo analisar a influência das estratégias
circulares na inovação do modelo de negócios circular e no desempenho empresarial
das indústrias químicas brasileiras. A pesquisa foi delineada a partir de uma
abordagem quantitativa, de natureza descritiva, por meio de uma survey. Os
questionários foram enviados de forma online para indústrias químicas brasileiras
associadas à Abiquim entre os meses de janeiro e julho de 2021, obtendo-se o retorno
de 56 empresas. Os resultados revelam que existem associações positivas entre as
estratégias circulares com a inovação do modelo de negócios circular e o desempenho
empresarial. Também foi possível observar que as empresas que apresentam um
grau de inovação radical do modelo de negócios circular e um maior nível de
desempenho empresarial, também apresentam maior aderência na implementação
de estratégias circulares. Por fim, evidenciou-se que as estratégias de menor uso de
insumos e de recursos naturais e mantendo o valor dos produtos, componentes e
materiais discriminam os grupos de indústrias com grau incremental e grau radical de
inovação do modelo de negócios circular, enquanto o menor uso de insumos e de
recursos naturais, menor perda de materiais e resíduos, e mantendo o valor dos
produtos, componentes e materiais determinam os grupos de indústrias com maior ou
menor nível de desempenho empresarial.
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