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Desafios para a implementação da lei Nº 11.769 de agosto de 2008 na perspectiva da gestão educacional

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TCC de Especialização (837.3Kb)
Data
2013-11-29
Autor
Becker, Veridiane Cristiana
Metadata
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Resumo
Este estudo discute a obrigatoriedade do ensino de música instituída pela nova Lei N° 11.769/08 a partir da escuta de gestores educacionais da rede pública no município de Não- Me-Toque/RS. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com o intuito de analisar no contexto local quais são as implicações dessa obrigatoriedade sobre o currículo das escolas desta rede de ensino. Também foram realizadas pesquisas de campo, análise documental e entrevistas semiestruturadas que apontaram, basicamente, que o município está realizando a inclusão da Música com base em duas frentes de ação: a primeira direcionada à formação dos professores, e a segunda, à constituição de projetos extracurriculares, organizando Bandas Marciais, corais infantis, Bandas de instrumentos musicais e outros, com os mesmos estudantes dessas escolas, trabalhando com projetos. Os questionários foram realizados na SMECD- Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, com a secretária municipal de educação, com dois professores de música responsáveis pela execução desses projetos e com a equipe diretiva de uma escola municipal, uma estadual e uma particular do nosso município. A análise dos dados coletados foi realizada mediante a articulação com os estudos acerca da temática, em particular, a partir dos estudos realizados no decorrer do Curso de Especialização em Gestão Educacional ofertado pela Universidade Federal de Santa Maria, no Pólo de Tio Hugo RS, na modalidade de Educação a Distância, salientando a sua importância tanto no âmbito municipal quanto institucional no sentido de promover estratégias que promovam a efetiva inserção da música nas escolas no contexto da Educação Básica.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/291
Coleções
  • Gestão Educacional - EaD [1014]

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