Os impactos da gestão de talentos e do suporte do supervisor na autoeficácia de servidores públicos
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Data
2023-03-31Primeiro membro da banca
Estivalete, Vania de Fátima Barros
Segundo membro da banca
Vieira, Kelmara Mendes
Terceiro membro da banca
Cruz, Daniel Viana Abs da
Quarto membro da banca
Fleck, Carolina Freddo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Gestão de Talentos (GT) tem sido indicada como uma questão estratégica para as
universidades, visto que tem o potencial de fornecer o arcabouço necessário para o alinhamento
dos funcionários e seus desempenhos à estratégia organizacional, ou seja, sua estrutura é
adequada para ser adotada como uma prática complementar de Gestão de Pessoas. Além de
apoio das ‘Práticas de GT’, o ‘Suporte do Supervisor (SS)’ atua como um importante aliado na
rotina dos funcionários, tendo em vista sua capacidade de influenciar a ‘Autoeficácia (AE)’ dos
funcionários. Dessa forma, esses três construtos aliados podem contribuir para se atingir os
objetivos do serviço público. Sendo assim, o presente estudo busca avançar e inovar neste tema
a partir do objetivo de analisar a influência das práticas de gestão de talentos e do suporte do
supervisor na percepção de Autoeficácia dos servidores Técnicos Administrativos em
Educação, no contexto de Universidades Públicas do Rio Grande do Sul. Elaborou-se um
instrumento específico para avaliar as práticas de gestão de talentos do setor público e a seguir
foi verificada a adequação do modelo integrado com os construtos de GT, SS e AE, bem como
foi apontado a diferença de médias entre eles. Para tal, realizou-se uma pesquisa com 743
indivíduos, utilizando análise fatorial exploratória e confirmatória e ainda modelagem de
equações estruturais no intuito de investigar as hipóteses propostas. Os principais resultados
demonstraram a falta de concordância, assim como de discordância com relação a percepção
das práticas de gestão de talentos (PPGTs). Por outro lado, mostrou que os servidores recebem
suporte dos seus supervisores e ainda que possuem uma alta autoeficácia. Além disso, duas das
três hipóteses propostas foram confirmadas, demonstrando que as PGTs influenciam
positivamente a percepção de suporte do supervisor (PSS) dos servidores, assim como o PSS
influencia positivamente a sua percepção de autoeficácia (PAE), mas não confirmou que as
PGTs influenciam positivamente a PAE. Esses resultados contribuem com a literatura referente
à Gestão de Talentos, através da verificação de suas práticas, assim como da influência do
Suporte do Supervisor e de uma alta percepção de Autoeficácia. Este estudo desafia a visão de
gestão de pessoas no serviço público ao apresentar um instrumento inédito no contexto
brasileiro que identifica as PGTs que possibilitem o desenvolvimento dos servidores e assim
possam contribuir para melhorar o desempenho do serviço público. Além disso, evidencia que
suporte do supervisor é de fundamental importância dentro desse contexto, pois além de
contribuir para a implementação das PGTs, também pode influenciar no desempenho. O estudo
ainda expressa uma alta percepção de AE dos servidores, crucial para enfrentar os desafios
diários do serviço público.
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