Potências da fotografia e da escrita de cartas na educação ambiental com estudantes da educação básica no retorno ao ensino presencial
Abstract
Partindo do contexto pandêmico que trouxe medo, insegurança e desconexão na retomada do
ensino presencial, e corroborando com estudos anteriores, entende-se que a pesquisa no espaço
escolar é uma forma de analisar e compreender o cotidiano escolar para traçar novos rumos de
atuação. Com isso, a educação ambiental pode ter um papel importante de resgatar e conectar
os sujeitos com o espaço escolar, estabelecendo novas maneiras de integração social, cultural e
ambiental. Através da metodologia de qualitativa descritiva, o objetivo desse trabalho, foi
analisar a relação de pertencimento dos estudantes com a escola, por meio de aplicação de
práticas ambientais, utilizando como estratégia de investigação a realização de oficinas de
fotografia e produção escritas de cartas. O trabalho foi realizado na Escola Estadual de Ensino
Fundamental Wolmar Antônio Salton no município de Passo Fundo no Rio Grande do Sul.
Considerando o pós isolamento social, onde os sentidos de ser e estar na escola se encontram
fragilizados, os resultados produziram visibilidade às diferentes realidades que constituem a
escola, ressignificando e mostrando que os estudantes têm uma relação de pertencimento com
a escola, manifestada através da prática esportiva, da utilização das áreas verdes da escola, das
expressões artísticas do grafite nas paredes e, pelos escritos presentes nas cartas. Nesse sentido,
conclui-se que, a educação ambiental não é uma ferramenta que serve “para”, pois na escola
onde essa pesquisa foi realizada, a educação ambiental foi e está sendo construída ao longo e
após esse trabalho, através do convívio, do envolver-se, do pensar junto aos estudantes, das
trocas, do pertencimento com as áreas verdes da escola, com a arte nas paredes, com a rotina
esportiva. Com isso, vale salientar que nesse contexto de retomada das aulas presenciais, pós
pandemia COVID 19, se torna urgente oportunizar experiências em grupo, que tendem a
promoção do acolhimento e, também, da formação, da ressignificação e da transformação
individual dos sujeitos, podendo refletir em mudanças no contexto comunitário e nas relações
com o meio ambiente.
Collections
- Educação Ambiental [191]
The following license files are associated with this item: