Desafios no ensino de bioquímica das membranas biológicas: concepções, experimentações e metodologias de ensino
Fecha
2023-04-11Primeiro membro da banca
Araújo, Daniel Mendes Pereira Ardisson de
Segundo membro da banca
Loreto, Elgion Lucio Da Silva
Terceiro membro da banca
Chitolina, Maria Rosa
Quarto membro da banca
Carpes, Pâmela Billig Mello
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Aprender conceitos e fenômenos científicos pode ser desafiador, especialmente por
apresentarem uma linguagem específica e porque muitos processos não são possíveis de
visualização a olho nu. Esta tese buscou investigar as estratégias pedagógicas que visam
atenuar as limitações e dificuldades de aprendizagem no ensino de bioquímica e
posteriormente dedicou-se ao estudo das membranas biológicas, resultando em dois artigos e
um manuscrito. O referencial teórico que perpassa esta pesquisa é de cunho histórico-cultural,
com interlocuções entre estudos vigotskianos e a teoria da atividade de Leontiev. A presente
pesquisa tem uma abordagem qualitativa em que os instrumentos de análise de dados foram
baseados a partir de questionários e outros materiais produzidos pelos estudantes. A análise
dos dados ocorreu com base na Análise de conteúdo. No primeiro estudo foram identificadas
as modalidades didáticas utilizadas para ensinar Bioquímica no Brasil e, porque estas
modalidades podem ser consideradas motivadoras de ensino e de aprendizagem. Foi realizado
um estudo bibliográfico em que a maioria das pesquisas descreveu processos ativos de ensino,
apontando para uma tendência focada no aluno como protagonista da aprendizagem. O
segundo estudo investigou as concepções de alunos de graduação e pós-graduação sobre
membranas biológicas e seus conhecimentos sobre os modelos que evoluíram ao longo da
história recente das Ciências Biológicas. Os resultados revelaram que os alunos conhecem o
modelo de membrana descrito por Singer e Nicolson, publicado em 1972, mas desconhecem a
existência de outros modelos de membranas biológicas. Nossos achados sugerem que o
conhecimento sobre membrana biológica seja ensinado de forma não mecânica, incluindo os
aspectos críticos e históricos que impulsionaram a evolução dos modelos afim de desencadear
uma aprendizagem com significado. Para finalizar, o manuscrito descreve a proposta e o
desenvolvimento de uma atividade experimental que pode ser realizada tanto nas instituições
de ensino como nas residências dos alunos, utilizando materiais baratos e de fácil acesso, com
a finalidade de desenvolver a significação conceitual meio da experimentação. Nossa análise
indica que é possível acionar o significado conceitual de fenômenos bioquímicos que ocorrem
em membranas biológicas a partir de observações macroscópicas e inferências por meio da
experimentação.
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