Vozes e narrativas dos egressos 2019 da Licenciatura em Pedagogia diurno da UFSM sobre a formação inicial no contexto curricular das disciplinas de Educação Matemática
View/ Open
Date
2023-03-21Primeiro membro da banca
Bathelt, Regina Ehlers
Segundo membro da banca
Pereira, Patrícia Sândalo
Metadata
Show full item recordAbstract
Essa proposta investigativa surgiu a partir de duas trajetórias, práticas e experienciais no
decorrer da minha formação como Licenciada em Pedagogia. A primeira se trata do estágio
curricular obrigatório vivenciado no 4.° ano do ensino fundamental (EF) em uma Escola
Municipal de Santa Maria. A segunda dispõe da minha prática como professora que ensina
Matemática no município de Santo Augusto nos anos iniciais no período do 2.° semestre de
2019. Em virtude disso, objetiva-se analisar detalhadamente o processo formativo do
Pedagogo no ensino da matemática no curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSM. Para
isso, a pesquisa tem base metodológica qualitativa e revisão bibliográfica, incluindo a
participação de egressos do ano de 2019 do Curso de Licenciatura em Pedagogia da UFSM a
partir de um questionário aberto. Trouxemos também para o caminho investigativo, a
perspectiva metodológica de Josso no contexto de narrativas. Em suma, analisamos o
processo de formação desses pedagogos e trouxemos as narrativas de experiências vividas por
esses sujeitos durante o estágio curricular em Matemática – anos iniciais. No decorrer da
análise, focalizamos nas reflexões dessas vivências em relação às práticas pedagógicas no
ensino da Matemática dos anos iniciais do EF. Em seguida, dividimos essas discussões e
análises nas seguintes sessões: experiências do egresso em Pedagogia na educação básica com
a Matemática; vivências do egresso em Pedagogia no Estágio Curricular Obrigatório com a
ementa disciplina da Matemática nos anos iniciais do EF; Aprendizagem Significativa na
formação como Pedagogo no Curso com as disciplinas da Matemática nos anos iniciais do EF
e Educação Matemática sob a visão desses Egressos em Pedagogia. Desse modo, buscamos
um intermédio entre as práticas e as teorias a respeito da Formação do Pedagogo através dessa
análise investigativa e quais sentidos, narrativas e caminhos trilhados podem contribuir para
formação de Pedagogos e, assim, ressignificar a dualidade do ensinar e apreender a Educação
Matemática.
Collections
The following license files are associated with this item: