Sensacionalismo, espetacularização e jornalismo popular: estratégias na disputa pelo leitor entre A Razão e Diário de Santa Maria - Uma observação sobre o caso da esquartejada –
Resumen
Considerando que todo jornal impresso é uma empresa, e que uma empresa para se manter no
mercado precisa de consumidores para seus produtos, acredita-se que desde meados de 2002
existe uma disputa pelo leitor em Santa Maria. Com a chegada do jornal Diário de Santa Maria,
do grupo RBS, a hegemonia do jornal diário A Razão – com mais de 70 anos de tradição na
cidade – viu-se ameaçada. A observação da abordagem dada ao assassinato da dona-de-casa
Glória Maria dos Santos, em março de 2005, pretende dar mais materialidade e foco para as
observações. Uma pesquisa no banco de dados dos dois veículos buscou todos os tipos de
informações – de reportagens especiais a pequenas notas – sobre o caso, buscando identificar
que estratégias – sensacionalismo, espetacularização da notícia ou jornalismo popular - os
jornais estão usando para conquistar este leitor.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: