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dc.contributor.advisorSouza, Adriano Mendonça
dc.creatorCasado, Frank Leonardo
dc.date.accessioned2023-06-07T12:39:07Z
dc.date.available2023-06-07T12:39:07Z
dc.date.issued2005
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29333
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística Aplicada, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis research looks for to carry through a literature revision, in order to get a historical referencial of the methodology of evaluation of the productivity, efficiency and its evolution for the methodology of Data Envelopment Analysis - DEA, as tool of the evaluation of the superior education. In Brazil, the first works using technique DEA in the construction of measures of IES evaluation have origin in groups of research of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). The DEA, being thus, is one not-parametric technique that uses mathematical programming to construct borders of production of productive units - DMUs that use similar technological processes to transform input multiples into multiple products. Such borders are used to evaluate the relative efficiency of the plans of operation executed by the DMUs and serve, also, as reference for the establishment of efficient goals for each productive unit. The DEA was developed to evaluate the efficiency of organizations whose activities do not aim at profits or for which the input do not exist prices daily pay-settled for all and/or all the products. For these reasons this technique is an alternative in the study of the efficiency of the superior institutions.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAnálise envoltória de dadospor
dc.subjectAvaliação institucionalpor
dc.subjectProdutividadepor
dc.subjectEficiênciapor
dc.subjectData envelopment analysiseng
dc.subjectInstitutional evaluationeng
dc.subjectProductivityeng
dc.subjectEfficiencyeng
dc.titleAnálise envoltória de dados: conceitos, metodologia e estudo da arte na educação superiorpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEstatística Aplicadapor
dc.description.resumoEsta pesquisa procura realizar uma revisão de literatura, de modo a obter um referencial histórico da metodologia de avaliação da produtividade, eficiência e sua evolução para a metodologia de Análise Envoltória de Dados- DEA como ferramenta da avaliação da educação superior. No Brasil, os primeiros trabalhos utilizando a técnica DEA na construção de medidas de avaliação de IES têm origem em grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A DEA, sendo assim, é uma técnica não-paramétrica que emprega programação matemática para construir fronteiras de produção de unidades produtivas – DMUs que empregam processos tecnológicos semelhantes para transformar múltiplos insumos em múltiplos produtos. Tais fronteiras são empregadas para avaliar a eficiência relativa dos planos de operação executados pelas DMUs e servem, também, como referência para o estabelecimento de metas eficientes para cada unidade produtiva. A DEA foi desenvolvida para avaliar a eficiência de organizações cujas atividades não visam lucros ou para as quais não existem preços pré-fixados para todos os insumos e/ou todos os produtos. Por estes motivos este técnica é uma alternativa no estudo da eficiência das instituições superiores.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


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  • Estatística Aplicada [6]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Estatística Aplicada

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