dc.contributor.advisor | Souza, Adriano Mendonça | |
dc.creator | Casado, Frank Leonardo | |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T12:39:07Z | |
dc.date.available | 2023-06-07T12:39:07Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29333 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Estatística Aplicada, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | This research looks for to carry through a literature revision, in order to get a historical
referencial of the methodology of evaluation of the productivity, efficiency and its evolution for the
methodology of Data Envelopment Analysis - DEA, as tool of the evaluation of the superior education.
In Brazil, the first works using technique DEA in the construction of measures of IES evaluation have
origin in groups of research of the Federal University of Santa Catarina (UFSC). The DEA, being thus,
is one not-parametric technique that uses mathematical programming to construct borders of
production of productive units - DMUs that use similar technological processes to transform input
multiples into multiple products. Such borders are used to evaluate the relative efficiency of the plans
of operation executed by the DMUs and serve, also, as reference for the establishment of efficient
goals for each productive unit. The DEA was developed to evaluate the efficiency of organizations
whose activities do not aim at profits or for which the input do not exist prices daily pay-settled for all
and/or all the products. For these reasons this technique is an alternative in the study of the efficiency
of the superior institutions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Análise envoltória de dados | por |
dc.subject | Avaliação institucional | por |
dc.subject | Produtividade | por |
dc.subject | Eficiência | por |
dc.subject | Data envelopment analysis | eng |
dc.subject | Institutional evaluation | eng |
dc.subject | Productivity | eng |
dc.subject | Efficiency | eng |
dc.title | Análise envoltória de dados: conceitos, metodologia e estudo da arte na educação superior | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Estatística Aplicada | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa procura realizar uma revisão de literatura, de modo a obter um referencial histórico da
metodologia de avaliação da produtividade, eficiência e sua evolução para a metodologia de Análise
Envoltória de Dados- DEA como ferramenta da avaliação da educação superior. No Brasil, os
primeiros trabalhos utilizando a técnica DEA na construção de medidas de avaliação de IES têm
origem em grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A DEA, sendo
assim, é uma técnica não-paramétrica que emprega programação matemática para construir
fronteiras de produção de unidades produtivas – DMUs que empregam processos tecnológicos
semelhantes para transformar múltiplos insumos em múltiplos produtos. Tais fronteiras são
empregadas para avaliar a eficiência relativa dos planos de operação executados pelas DMUs e
servem, também, como referência para o estabelecimento de metas eficientes para cada unidade
produtiva. A DEA foi desenvolvida para avaliar a eficiência de organizações cujas atividades não
visam lucros ou para as quais não existem preços pré-fixados para todos os insumos e/ou todos os
produtos. Por estes motivos este técnica é uma alternativa no estudo da eficiência das instituições
superiores. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |