Análise envoltória de dados: conceitos, metodologia e estudo da arte na educação superior
Abstract
Esta pesquisa procura realizar uma revisão de literatura, de modo a obter um referencial histórico da
metodologia de avaliação da produtividade, eficiência e sua evolução para a metodologia de Análise
Envoltória de Dados- DEA como ferramenta da avaliação da educação superior. No Brasil, os
primeiros trabalhos utilizando a técnica DEA na construção de medidas de avaliação de IES têm
origem em grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A DEA, sendo
assim, é uma técnica não-paramétrica que emprega programação matemática para construir
fronteiras de produção de unidades produtivas – DMUs que empregam processos tecnológicos
semelhantes para transformar múltiplos insumos em múltiplos produtos. Tais fronteiras são
empregadas para avaliar a eficiência relativa dos planos de operação executados pelas DMUs e
servem, também, como referência para o estabelecimento de metas eficientes para cada unidade
produtiva. A DEA foi desenvolvida para avaliar a eficiência de organizações cujas atividades não
visam lucros ou para as quais não existem preços pré-fixados para todos os insumos e/ou todos os
produtos. Por estes motivos este técnica é uma alternativa no estudo da eficiência das instituições
superiores.
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