dc.contributor.advisor | Lima, Graziela Escandiel de | |
dc.creator | Silva, Luana Cardoso da | |
dc.date.accessioned | 2023-06-07T13:08:35Z | |
dc.date.available | 2023-06-07T13:08:35Z | |
dc.date.issued | 2013-06-13 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29335 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2013. | por |
dc.description | Título conforme no Histórico Escolar: A inclusão na educação infantil | por |
dc.description.abstract | We proposed to demonstrate and discuss how is the process of inclusion in early
childhood education in a school in the city of Santa Maria, highlighting the look of the
staff of the school regarding this process. To this end, were developed two types of
questionnaires, one facing the teaching staff of the institution and the other to the
management team. At the beginning of the work there is a resumption of the process
of inclusion and the universe of Early Childhood Education. Remember that early
childhood education and inclusion movement recently has had prominence and being
thought with another look. The examination of data from the questionnaires brings
the necessity of reflection and of paramount importance beyond, assessing our daily
practice and attitudes within the classroom. Through this research, I believe that
when we look closely at the reality of inclusion, we find ourselves with a hobbled at
some point, as the fear of working with something that will increase in greater
attention and detail in our actions and intentions while teachers. However, we need to
break this cast and seek solutions and support to guide us in this process that is new to us all. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Public policies | eng |
dc.title | Educação infantil nos desdobramentos do processo de inclusão: perspectivas de professores e equipe gestora | por |
dc.title.alternative | Childood education in the unfolding of the process of inclusion: perspectives of teachers and management team | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Neste trabalho propomos demonstrar e discutir como ocorre o processo de inclusão
na Educação Infantil em uma escola do município de Santa Maria, destacando o
olhar dos docentes e da equipe diretiva da escola a respeito deste processo. Para
tal, foram elaborados dois tipos de questionários, sendo um voltado para o corpo
docente da instituição e outro para a equipe gestora. No início do trabalho há uma
retomada sobre o processo de inclusão e o universo da Educação Infantil. Lembrase que a Educação Infantil e o movimento de inclusão há pouco tempo vem tendo
destaque e sendo pensados com outro olhar. A apreciação dos dados dos
questionários traz a necessidade da reflexão e a suma importância de para além
desta, avaliarmos cotidianamente nossa prática e atitudes dentro da sala de aula.
Através desta pesquisa, considero que quando olhamos de perto a realidade da
inclusão, podemos nos deparar com um engessamento em algum momento, como o
medo em trabalhar com algo que vai delongar em uma maior atenção e
detalhamento em nossas ações e intenções enquanto docentes. Todavia,
precisamos quebrar esse gesso e procurar soluções e suporte para nos guiar neste
processo que é novo para todos nós. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |