Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLima, Graziela Escandiel de
dc.creatorSilva, Luana Cardoso da
dc.date.accessioned2023-06-07T13:08:35Z
dc.date.available2023-06-07T13:08:35Z
dc.date.issued2013-06-13
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29335
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2013.por
dc.descriptionTítulo conforme no Histórico Escolar: A inclusão na educação infantilpor
dc.description.abstractWe proposed to demonstrate and discuss how is the process of inclusion in early childhood education in a school in the city of Santa Maria, highlighting the look of the staff of the school regarding this process. To this end, were developed two types of questionnaires, one facing the teaching staff of the institution and the other to the management team. At the beginning of the work there is a resumption of the process of inclusion and the universe of Early Childhood Education. Remember that early childhood education and inclusion movement recently has had prominence and being thought with another look. The examination of data from the questionnaires brings the necessity of reflection and of paramount importance beyond, assessing our daily practice and attitudes within the classroom. Through this research, I believe that when we look closely at the reality of inclusion, we find ourselves with a hobbled at some point, as the fear of working with something that will increase in greater attention and detail in our actions and intentions while teachers. However, we need to break this cast and seek solutions and support to guide us in this process that is new to us all.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectEarly childhood educationeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.titleEducação infantil nos desdobramentos do processo de inclusão: perspectivas de professores e equipe gestorapor
dc.title.alternativeChildood education in the unfolding of the process of inclusion: perspectives of teachers and management teameng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoNeste trabalho propomos demonstrar e discutir como ocorre o processo de inclusão na Educação Infantil em uma escola do município de Santa Maria, destacando o olhar dos docentes e da equipe diretiva da escola a respeito deste processo. Para tal, foram elaborados dois tipos de questionários, sendo um voltado para o corpo docente da instituição e outro para a equipe gestora. No início do trabalho há uma retomada sobre o processo de inclusão e o universo da Educação Infantil. Lembrase que a Educação Infantil e o movimento de inclusão há pouco tempo vem tendo destaque e sendo pensados com outro olhar. A apreciação dos dados dos questionários traz a necessidade da reflexão e a suma importância de para além desta, avaliarmos cotidianamente nossa prática e atitudes dentro da sala de aula. Através desta pesquisa, considero que quando olhamos de perto a realidade da inclusão, podemos nos deparar com um engessamento em algum momento, como o medo em trabalhar com algo que vai delongar em uma maior atenção e detalhamento em nossas ações e intenções enquanto docentes. Todavia, precisamos quebrar esse gesso e procurar soluções e suporte para nos guiar neste processo que é novo para todos nós.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto