Educação infantil nos desdobramentos do processo de inclusão: perspectivas de professores e equipe gestora
Resumen
Neste trabalho propomos demonstrar e discutir como ocorre o processo de inclusão
na Educação Infantil em uma escola do município de Santa Maria, destacando o
olhar dos docentes e da equipe diretiva da escola a respeito deste processo. Para
tal, foram elaborados dois tipos de questionários, sendo um voltado para o corpo
docente da instituição e outro para a equipe gestora. No início do trabalho há uma
retomada sobre o processo de inclusão e o universo da Educação Infantil. Lembrase que a Educação Infantil e o movimento de inclusão há pouco tempo vem tendo
destaque e sendo pensados com outro olhar. A apreciação dos dados dos
questionários traz a necessidade da reflexão e a suma importância de para além
desta, avaliarmos cotidianamente nossa prática e atitudes dentro da sala de aula.
Através desta pesquisa, considero que quando olhamos de perto a realidade da
inclusão, podemos nos deparar com um engessamento em algum momento, como o
medo em trabalhar com algo que vai delongar em uma maior atenção e
detalhamento em nossas ações e intenções enquanto docentes. Todavia,
precisamos quebrar esse gesso e procurar soluções e suporte para nos guiar neste
processo que é novo para todos nós.
Colecciones
- Gestão Educacional [294]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: