Autonomia, heteronomia e uma ponte para a autoria: o caso da EMEF Professor Sergio Lopes
View/ Open
Date
2023-05-19Primeiro membro da banca
Henz, Celso Ilgo
Segundo membro da banca
Arenhaldt, Rafael
Terceiro membro da banca
Silva, Sidinei Pithan da
Quarto membro da banca
Brancher, Vantoir Roberto
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta tese de doutorado insere-se na linha de pesquisa Docência, Saberes e
Desenvolvimento Profissional, do Programa da Pós-Graduação em Educação da
Universidade Federal de Santa Maria/RS. O objetivo deste trabalho foi identificar
sinais de pertença e reconhecimento do grupo docente da Escola Municipal Professor
Sérgio Lopes, por meio do Imaginário Social, a partir dos conceitos da obra de
Cornelius Castoriadis, considerando o entendimento da diferença enquanto formação
e exercício de suas docências. Metodologicamente, esta pesquisa buscou suporte no
método cartográfico (PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2009), como gerador de
possibilidades relacionais para o melhor entendimento do espaço escolar, das
transformações que ele promove junto à comunidade vila Renascença e dos atores
sociais que ali se apresentam. Foram realizadas entrevistas abertas sobre a
experiência de ação dos atores na Escola e sobre como esta é vista pela comunidade,
assim como a forma como ela se insere em suas vidas, alicerçando-se também no
Projeto Político Pedagógico, documento que foi recriado para esta pesquisa. Para a
produção dos dados, foi entrevistado o irmão do patrono da Escola, Prof. Sérgio
Lopes, que também representou sua mãe; e, em um segundo momento, as gestoras
da Escola e cinco colaboradores, em um total de oito entrevistados. As entrevistas
foram abertas, seguindo o método cartográfico, com abertura para as tessituras a
serem realizadas pelos entrevistados. Para instrumentalizar a investigação, foi
utilizado o Projeto Político Pedagógico como dispositivo didático, baseado na
concepção de dispositivo de Souto (2019) e Oliveira (2013). Ao longo do
desenvolvimento, além de Freire e Josso, a investigação contou com aportes teóricoconceituais de autores como Castoriadis, Morin e Nóvoa. Conclui-se, a partir de um
olhar spinoseano, que a educação e o afeto podem ser desenvolvidos nas relações
educacionais, na medida em que a Escola se coaduna com as necessidades da
comunidade onde está situada. Por meio do redesenho do Projeto Político Pedagógico
da Escola e após a realização de entrevistas semiestruturadas, foi possível identificar
que existe uma busca ativa das gestoras por um perfil docente que represente os
valores da Escola, tornando-a diferenciada, no sentido de inclusiva e inovadora. Como
resultados, aponta-se a importância da construção de relações dialógicas
emancipatórias dentro do espaço escolar, para que se identifiquem processos de
coautoria que emerjam dos próprios docentes, pois autonomiza-se quem se autoriza
a assunção desse novo papel social – o de autor.
Collections
The following license files are associated with this item: