A Agenda 2030 e as tecnologias no enriquecimento do processo de alfabetização de crianças em situação de vulnerabilidade
Fecha
2022-10-04Primeiro membro da banca
Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
Segundo membro da banca
Canabarro, Renata Corcini Carvalho
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em
Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede e do
Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, da Universidade Federal de Santa
Maria, abrangeu a temática da Agenda 2030 e as tecnologias no enriquecimento do
processo de alfabetização de crianças em situação de vulnerabilidade. Por sua vez,
teve-se por objetivo principal identificar as alternativas tecnológicas existentes na
escola que puderam enriquecer o processo de alfabetização de crianças em situação
de vulnerabilidade social, seguindo por norte a problemática da pesquisa: como a
tecnologia contribui para a alfabetização de crianças em situação .de vulnerabilidade
social? Já para fundamentação teórica, norteou-se através do caminho de construção
da agenda 2030, da pesquisa bibliográfica recorrendo a história da alfabetização com
uma linha do tempo dos programas e políticas públicas, bem como um suporte teórico
de autores referentes ao tema, como Freire (1983), Ferreiro (1996, 1999), entre
outros. Para isto, os procedimentos metodológicos seguidos corroboram com uma
pesquisa com abordagem qualitativa descritiva do tipo participante, utilizando como
instrumento para a coleta e produção dos dados uma entrevista semiestruturada
aplicada às professoras dos primeiros e segundos anos dos anos inicias do ensino
fundamental e para a gestora de uma instituição pública de ensino da rede municipal,
localizada da zona periférica da cidade de Santa Maria, RS, para a análise dos dados
foi utilizada a análise do discurso e análise categorial de Bardin (2011), na qual
emergiram cinco categorias: alfabetização, políticas internacionais, vulnerabilidade
social, tecnologias, metodologias ativas. Através das categorias foi possível obter os
resultados nos quais as professoras entendem a alfabetização como um processo que
depende das experiências anteriores à escola; não possuem conhecimento sobre as
políticas internacionais e não buscam conhecer; a comunidade ao redor da escola
está inserida em grande vulnerabilidade; as tecnologias aliadas às metodologias
ativas proporcionam uma educação mais atrativa e autônoma para às crianças.
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