Formação profissional em serviço social: legado dos fundamentos para o século XXI e estudo da formação e trabalho profissional nas entidades representativas
Resumen
O trabalho que se apresenta para obtenção de título de bacharel em Serviço Social resulta de processo de pesquisa
sob a temática dos Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social brasileiro. Desta forma,
buscou-se conhecimento do processo histórico de Serviço Social no Brasil, a partir de estudos ancorados em
autores clássicos do Serviço Social, foi possível realizar análise em constituição histórica da profissão desde suas
origens até a contemporaneidade, tendo como produto o legado do conjunto dos fundamentos para o século XXI.
Referente à este século, considerando o recorte temporal dos anos 2000 a 2017 foi possível analisar 5 documentos
oficiais da ENESSO, 17 documentos oficiais do conjunto CFESS-CRESS, além das Diretrizes Curriculares da
ABEPSS e artigos contidos no periódico da Temporalis relacionados à temática em total de 5 artigos analisados,
com vistas à sistematizar como vem sendo organizada o trato das entidades para com a formação profissional
contemporânea. Neste sentido, como arcabouço teórico e metodológico, situa-se o método crítico e dialético de
Marx, conjugado à técnicas de pesquisa de estudo e análise de conteúdo documental em caráter exploratório, a fim
de ordenar as variáveis qualitativas na estruturação do processo científico. Os resultados demonstraram vasta
organização das entidades na defesa da formação profissional, entretanto, a análise quantitativa envolvendo
profissionais em exercício e estudantes em formação, demonstram forte tendência à criação de um “exército
assistencial de reserva”, como nas palavras de Iamamoto (2015), inferindo que mesmo com vasta organização em
nível nacional e regionais, face o volume de profissionais, docentes e discentes envolvidos na categoria do Serviço
Social, não se tem clareza até que ponto o projeto profissional se intensifica nos processos de formação profissional
e educação permanente. Além de indicar os avanços de uma agenda neoliberal que vem transformando as relações
sociais elevando as condições de vida cada vez mais nos rumos da desigualdade, a soma desses fatores representa
risco à defesa do projeto profissional. Haja vistas que a conjugação destes elementos, propicia condições que
reifica a profissão dentro da organização do modo de produção capitalista, resultando no enfraquecimento da
identidade profissional, ao tempo que uma onda neoconservadora se levanta alinhada à interesses da classe
dominante, vivencia-se tempos de Estado de exceção não declarado, onde a retaliação dos direitos da classe
trabalhadora vem se fazendo constantemente, a conjuntura atual exige posições firmes para resistir e contrapor
toda esta lógica de dominação de classe sobre classe, posições que são reafirmadas constantemente nos espaços
onde as entidades da profissão se fazem presente.
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- TCC Serviço Social [193]
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