Educação para morte: pesquisa-ação com profissionais de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva neonatal
View/ Open
Date
2023-04-27Primeiro coorientador
Sehnem, Graciela Dutra
Primeiro membro da banca
Neves, Eliane Tatsch
Segundo membro da banca
Costenaro, Regina Gema Santini
Metadata
Show full item recordAbstract
No contexto de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), os profissionais de
enfermagem, sejam eles enfermeiros ou técnicos de enfermagem, dispensam cuidados
complexos com neonatos, que se encontram entre a vida e a morte. Diante disso, além de
realizar procedimentos técnicos, o profissional precisa estar preparado para lidar com a morte
dos pacientes que estão sob seus cuidados e realizar os cuidados necessários a família
enlutada. Diante disso, esta pesquisa objetivou propor, implementar e avaliar uma intervenção
de educação para morte com os profissionais de enfermagem de uma UTIN. Objetivos
específicos: compreender as percepções e sentimentos dos profissionais de enfermagem diante
do processo de morte e morrer de neonatos em uma UTIN; construir, coletivamente, e
implementar ações de educação para morte com profissionais de enfermagem de uma UTIN;
descrever e avaliar os resultados das ações desenvolvidas com os profissionais de enfermagem
de uma UTIN. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa do
tipo pesquisa-ação, desenvolvido com 14 profissionais de enfermagem (enfermeiros e
técnicos de enfermagem) de uma UTIN, localizada em um município da Fronteira Oeste do
Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada
individual, seminário e aplicação de um questionário autoadministrável no término da
atividade educativa. Os dados foram analisados conforme a análise textual discursiva. A
pesquisa teve sua aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob número do parecer
5.346.493. Participaram da pesquisa 14 profissionais de enfermagem, técnicos de enfermagem
e enfermeiros. Após as entrevistas construiu-se cinco categorias: “Significados atribuídos a
morte pelos profissionais de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal”; “A
atuação do profissional de enfermagem frente a morte neonatal”; “Os laços e vínculos
estabelecidos entre profissional, paciente e família”; “Luto e a luta dos pais diante da morte
do Recém-Nascido” e “A necessidade de se falar sobre a morte ao longo da formação do
profissional de saúde”. Posteriormente a apresentação dos resultados nos seminários centrais,
deliberou-se como ação educativa a construção de uma cartilha e vídeo contendo orientações
sobre luto e acolhimento em situações de perda neonatal. De modo geral, as participantes
sinalizaram os benefícios que esses materiais trouxeram, afirmando que contribuíram para a
compreensão sobre os aspectos relacionados a morte, luto e acolhimento. A educação para
morte, como uma proposta desenvolvida nesta pesquisa, interviu por meio de ações educativas
em conjunto com os profissionais de enfermagem de uma UTIN. Tratou-se de uma estratégia
que contribuiu para atender aos anseios e auxiliar na reflexão com relação a morte neonatal.
Collections
The following license files are associated with this item: