Registros de inumação, exumação e traslado: um estudo nos documentos dos cemitérios municipais de Santa Maria/RS
Resumen
Este trabalho tem origem na inquietação pessoal a respeito do tratamento dispensado aos registros documentais das atividades cemiteriais das necrópoles públicas da área urbana da cidade de Santa Maria. A baliza temporal aborda desde a construção da primeira igreja matriz da cidade - com o primeiro cemitério municipal em seu entorno - que ocorreu entre 1809 e 1810 até a atualidade. É um estudo de caso da gestão documental que é feita pelo Poder Público municipal nesses cemitérios e das condições em que se encontra seu acervo de registros analógicos e digitais de inumações, exumações e traslados. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, visitas aos locais e aplicação de um pequeno questionário como instrumentos exploratórios. Ao final do trabalho, considerou-se não haver gestão documental nos documentos de assento dos cemitérios municipais de Santa Maria e legislação omissa e não abrangente no que concerne a essa documentação. Que não há padronização na metodologia dos registros e que não há política de conservação dos mesmos. Que os Documentos dos cemitérios constituem o patrimônio artístico, arquitetônico, cultural, histórico, genealógico e turístico e que é dever do município criar legislação específica no intuito de apoio a gestão desse patrimônio gerado em sua esfera de competência. Este trabalho será submetido à Prefeitura Municipal como uma possível contribuição para a eficácia dos serviços de assentamento dos registros cemiteriais dos cemitérios Públicos da cidade de Santa Maria.
Colecciones
- TCC Arquivologia [88]
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