Metodologia para planejamento e análise de microrredes de estações de recargas rápidas considerando indicadores net zero energy building
Fecha
2023-03-22Primeiro membro da banca
Santos, Laura Lisiane Callai dos
Segundo membro da banca
Resener, Mariana
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
As metas mundiais definidas para a redução da emissão de Gases de Efeito Estufa
(GEE) visando impedir o aumento da temperatura terrestre até o final deste século
passam pela descarbonização do setor de transportes, tendo em vista a larga
participação deste na emissão de CO2. Contudo, visando a difusão da tecnologia,
diversos estudos vêm demonstrando que, para a adesão aos chamados Veículos
Elétricos (VEs) há a necessidade de criação de infraestruturas públicas que permitam
o rápido carregamento destes, possibilitando deslocamentos acima de suas
autonomias, sendo que, as Estações de Recargas Rápidas (ERRs) em rodovias
constituem a maior parcela de tais infraestruturas. Ainda que necessário, o
desenvolvimento das ERRs impõe desafios relacionados às elevadas demandas,
podendo ser considerada a integração da microgeração local com ou sem
armazenamento, originando topologias de Microrredes. Nesse contexto, considerando
a autossuficiência, que visa otimizar a utilização dos recursos locais, o conceito
Net Zero Energy Building (NZEB) pode contribuir para o desenvolvimento inteligente
e sustentável de ERRs em rodovias através do planejamento energético destas.
Desse modo, este trabalho define uma metodologia para o planejamento e análise de
Microrredes de ERRs considerando o NZEB através de indicadores quantitativos,
permitindo otimizar a autossuficiência e limitar os impactos na rede elétrica principal
da distribuidora. A metodologia é aplicada a um estudo de caso real que considera o
crescimento de VEs no sul do Brasil. As análises desenvolvidas demonstraram que a
Microrrede dimensionada atende as necessidades energéticas da ERR e apresenta
os melhores indicadores NZEB no horizonte de estudo considerado. Ainda, a
caracterização de perfis representativos para diferentes condições de carga e geração
complementam as análises, demonstrando que a inclusão do armazenamento
promove atraso e redução do pico da reversão do fluxo de potência, além de aprimorar
ainda mais os indicadores NZEB. Por fim, a metodologia desenvolvida demonstra a
importância de considerar diferentes cenários no planejamento de Microrredes de
ERRs em rodovias que tendem a crescer nos próximos anos.
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