Análise da relação entre a gestão estratégica de mudanças climáticas inserida no modelo de negócios circular, a reputação corporativa e as políticas públicas
View/ Open
Date
2023-04-20Primeiro coorientador
Kneipp, Jordana Marques
Primeiro membro da banca
Kniess, Cláudia Terezinha
Segundo membro da banca
Zamberlan, João Fernando
Terceiro membro da banca
Ávila, Lucas Veiga
Quarto membro da banca
Bichueti, Roberto Schoproni
Metadata
Show full item recordAbstract
As mudanças climáticas decorrentes das externalidades geradas pela linearidade do modelo
econômico de produção e consumo causam vários riscos para a sociedade e para as
organizações. Entretanto, os desafios associados a essas alterações podem trazer oportunidades,
impulsionando ações e novos negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar a relação entre a gestão estratégica de
mudanças climáticas inserida no modelo de negócios circular, a reputação de empresas
industriais e as políticas públicas. A primeira fase da pesquisa, caracterizada como qualitativa,
foi conduzida a partir de um estudo de casos múltiplos com três empresas do Brasil. Os
resultados dessa fase permitiram concluir que as empresas investigadas possuem uma gestão
estratégica de mudanças climáticas, evidenciando uma relação entre as práticas associadas à
mitigação e à adaptação e outros três fatores: a transição para um modelo de negócios circular,
a reputação corporativa e as políticas públicas. Assim, a partir dos resultados da etapa
qualitativa, foi possível confirmar o pressuposto de que a gestão estratégica de mudanças
climáticas está ligada ao modelo de negócios circular, à reputação corporativa e ao
envolvimento em políticas públicas no contexto organizacional brasileiro. A segunda etapa do
estudo, caracterizada como quantitativa, compreendeu a realização de uma pesquisa survey com
empresas industriais brasileiras. Os resultados dessa segunda fase possibilitaram observar que
a gestão estratégica de mudanças climáticas inserida no modelo de negócios circular está
relacionada à reputação e às políticas públicas, na medida em que foram encontradas
associações positivas entre as dimensões das variáveis dependentes e independentes. Também
foi possível notar distinções entre a adoção de uma gestão estratégica de mudanças climáticas,
o grau de inovação do modelo de negócios circular, o grau de reputação corporativa e o grau de
envolvimento em políticas públicas, tendo em vista a constatação de diferenças significativas
no teste de diferença de médias.
Collections
The following license files are associated with this item: