A viabilidade da educação profissional integrada ao ensino médio como instrumento de efetividade da gestão pública voltada ao Centro de Atendimento Socioeducativo de Santa Maria/RS
View/ Open
Date
2023-02-24Primeiro membro da banca
Bender Filho, Reisoli
Segundo membro da banca
Pires, Nara Suzana Stainr
Metadata
Show full item recordAbstract
Este estudo teve como problema de pesquisa responder à seguinte questão:
quais são os procedimentos necessários para a viabilidade da integração do Ensino
Profissionalizante ao Ensino Médio como instrumento de efetividade da gestão
pública, voltada aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa junto ao
Centro de Atendimento Socioeducativo de Santa Maria/RS? Como objetivo geral,
procurou-se apresentar a viabilidade da Educação Profissional Integrada ao Ensino
Médio como instrumento de efetividade da gestão pública voltada aos adolescentes
que cumprem medida socioeducativa junto ao Centro de Atendimento Socioeducativo
de Santa Maria/RS. Especificamente, visou-se analisar o Projeto Político Pedagógico
da escola vinculada ao Centro de Atendimento Socioeducativo de Santa Maria/RS e
as políticas existentes nos marcos legais; demonstrar o atual modelo de educação
oferecida aos adolescentes que cumprem medida socioeducativa junto ao Centro de
Atendimento Socioeducativo de Santa Maria/RS; e identificar as redes de apoio com
vistas à implantação de uma parceria com as instituições de ensino público. Esta
pesquisa caracterizou-se como exploratória, com questionário misto. Os dados foram
obtidos por meio de levantamento bibliográfico e documental e desenvolvimento de
questionários. Ao findar a pesquisa, viabilizou-se um produto que busca fomentar o
Ensino Médio Integrado Socioeducativo para adolescentes privados de liberdade, com
base nos estudos de Araújo e Silva (2017), que tem como roteiro sete etapas: 1)
compreensão do EMI e a política do Sinase; 2) formação continuada dos profissionais;
3) garantia de espaços de participação efetiva; 4) investimento na integração de
pessoas e de saberes; 5) cultura democrática/gestão democrática; 6) papel dos
gestores da educação na construção do EMI da Rede; e 7) ampliação e incentivo à
participação dos estudantes.
Collections
The following license files are associated with this item: