Fundamentos da Leitura e Escrita
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
BOLZAN, Doris Pires Vargas
POWACZUK, Ana Carla Hollweg
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este caderno didático foi organizado para subsidiar teus estudos e aprofundamentos que serão desenvolvidos na disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita, do curso de Educação Especial da Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal de Santa Maria (UAB/UFSM). A disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita tem como objetivo caracterizar, comparar e analisar diferentes aportes teóricos sobre leitura e escrita. Para tanto, aborda pesquisas e estudos atuais sobre alfabetização e letramento, a fim de favorecer sua compreensão acerca dos processos que incidem sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de crianças, jovens e adultos. A compreensão acerca dos diferentes aportes teóricos sobre a construção da leitura e a escrita são fundamentais para a construção de práticas pedagógicas inclusivas, nos diferentes espaços educativos não formais e escolares, permitindo a consideração sobre os diferentes percursos trilhados pelos sujeitos em processo de alfabetização. O processo de alfabetização dos sujeitos tem desafiado professores, educadores especiais e a escola como um todo, exigindo que se empreenda um modo de trabalhar o ensino da língua escrita. Tal perspectiva possibilita que seja viabilizado o direito efetivo de ler e de escrever de nossas crianças, jovens e adultos. Logo, é necessário se pensar em propostas de trabalho que reconheçam a construção da língua escrita como um processo dinâmico, no qual cada sujeito constrói ideias e concepções a partir da diversidade de estilos cognitivos, ritmos de aprendizagem e modos de aprender a partir da cultura escrita na qual está
inserido (BOLZAN et al., 2013).
Coleções
- Ebooks (Livros) [313]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: