dc.creator | BOLZAN, Doris Pires Vargas | |
dc.creator | POWACZUK, Ana Carla Hollweg | |
dc.date.accessioned | 2023-06-22T17:29:55Z | |
dc.date.available | 2023-06-22T17:29:55Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | BOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Carla Hollweg. Fundamentos da Leitura e Escrita. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, CTE, UAB, 2022. | por |
dc.identifier.isbn | 978-65-88403-97-6 | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29541 | |
dc.description | Material Didático da CTE - Curso de Educação Especial EaD. | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Fundamentos | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.title | Fundamentos da Leitura e Escrita | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | Este caderno didático foi organizado para subsidiar teus estudos e aprofundamentos que serão desenvolvidos na disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita, do curso de Educação Especial da Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal de Santa Maria (UAB/UFSM). A disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita tem como objetivo caracterizar, comparar e analisar diferentes aportes teóricos sobre leitura e escrita. Para tanto, aborda pesquisas e estudos atuais sobre alfabetização e letramento, a fim de favorecer sua compreensão acerca dos processos que incidem sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de crianças, jovens e adultos. A compreensão acerca dos diferentes aportes teóricos sobre a construção da leitura e a escrita são fundamentais para a construção de práticas pedagógicas inclusivas, nos diferentes espaços educativos não formais e escolares, permitindo a consideração sobre os diferentes percursos trilhados pelos sujeitos em processo de alfabetização. O processo de alfabetização dos sujeitos tem desafiado professores, educadores especiais e a escola como um todo, exigindo que se empreenda um modo de trabalhar o ensino da língua escrita. Tal perspectiva possibilita que seja viabilizado o direito efetivo de ler e de escrever de nossas crianças, jovens e adultos. Logo, é necessário se pensar em propostas de trabalho que reconheçam a construção da língua escrita como um processo dinâmico, no qual cada sujeito constrói ideias e concepções a partir da diversidade de estilos cognitivos, ritmos de aprendizagem e modos de aprender a partir da cultura escrita na qual está
inserido (BOLZAN et al., 2013). | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |