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dc.creatorBOLZAN, Doris Pires Vargas
dc.creatorPOWACZUK, Ana Carla Hollweg
dc.date.accessioned2023-06-22T17:29:55Z
dc.date.available2023-06-22T17:29:55Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationBOLZAN, Doris Pires Vargas; POWACZUK, Ana Carla Hollweg. Fundamentos da Leitura e Escrita. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, CTE, UAB, 2022.por
dc.identifier.isbn978-65-88403-97-6por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29541
dc.descriptionMaterial Didático da CTE - Curso de Educação Especial EaD.por
dc.languageporpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectFundamentospor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLetramentopor
dc.titleFundamentos da Leitura e Escritapor
dc.typeLivropor
dc.description.resumoEste caderno didático foi organizado para subsidiar teus estudos e aprofundamentos que serão desenvolvidos na disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita, do curso de Educação Especial da Universidade Aberta do Brasil - Universidade Federal de Santa Maria (UAB/UFSM). A disciplina de Fundamentos da Leitura e Escrita tem como objetivo caracterizar, comparar e analisar diferentes aportes teóricos sobre leitura e escrita. Para tanto, aborda pesquisas e estudos atuais sobre alfabetização e letramento, a fim de favorecer sua compreensão acerca dos processos que incidem sobre a aprendizagem da leitura e da escrita de crianças, jovens e adultos. A compreensão acerca dos diferentes aportes teóricos sobre a construção da leitura e a escrita são fundamentais para a construção de práticas pedagógicas inclusivas, nos diferentes espaços educativos não formais e escolares, permitindo a consideração sobre os diferentes percursos trilhados pelos sujeitos em processo de alfabetização. O processo de alfabetização dos sujeitos tem desafiado professores, educadores especiais e a escola como um todo, exigindo que se empreenda um modo de trabalhar o ensino da língua escrita. Tal perspectiva possibilita que seja viabilizado o direito efetivo de ler e de escrever de nossas crianças, jovens e adultos. Logo, é necessário se pensar em propostas de trabalho que reconheçam a construção da língua escrita como um processo dinâmico, no qual cada sujeito constrói ideias e concepções a partir da diversidade de estilos cognitivos, ritmos de aprendizagem e modos de aprender a partir da cultura escrita na qual está inserido (BOLZAN et al., 2013).por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor


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