Desafios enfrentados pelos técnicos administrativos do ensino superior no trabalho remoto emergencial e possíveis contribuições para o pós-pandemia
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Date
2023-03-10Primeiro membro da banca
Zambon, Luciana Bagolin
Segundo membro da banca
Schneider, Leonardo Gustavo
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Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão
Educacional, por meio de ações desenvolvidas pelo grupo de estudos e pesquisa DOCEFORM, que é um
conjunto de estudantes de diversas áreas que colaboram entre si na pesquisa e desenvolvimento de estudos.
A pesquisa tem como proposta entender as políticas e a gestão educacional em contexto educativo de ensino
superior, especificamente a gestão do trabalho de profissionais que atuam em atividades administrativas
intitulados por técnicos administrativos (TAs) em uma Instituição Comunitária de Ensino Superior do Vale
do Rio Pardo (IEs), com enfoque nas possiblidades da implementação do trabalho a distância para os TAs,
após o período de pandemia por COVID-19. Como objetivo, busca-se compreender os desafios dos TAs de
uma Instituição de Ensino Superior Comunitária Privada durante o período de pandemia, a fim de responder
como esse trabalho realizado durante esse tempo pode contribuir para novas formas de gestão em
Instituições de Ensino Superior, trazendo as questões de pesquisas sobre: 1) como se desenvolveu o trabalho
dos TAs durante o período de trabalho remoto emergencial, 2) que demandas formativas emergem do
contexto de trabalho dos TAs durante o período da pandemia, 3) como os recursos disponibilizados aos
TAs, durante a pandemia, condicionaram o desenvolvimento do trabalho nos diferentes setores da
Instituição e, por fim, 4) como o período de pandemia limitou ou possibilitou o avanço de práticas
sustentáveis na gestão do trabalho dos TAs. A ausência de trabalhos acadêmicos que tragam enfoque para
essas questões, sobretudo para o fazer administrativos em instituições de ensino, justificam a necessidade
iminente de pesquisa sobre o tema. Para a metodologia, usou-se uma abordagem qualitativa desenvolvida
nos setores administrativos da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC que é Instituição Comunitária
Privada de Ensino Superior do Vale do Rio Pardo (IEs), utilizando o discurso de colaboradores, escolhidos
de acordo com suas funções, que trazem interface com o estudo. Sendo assim, as fontes de informação
foram 11 técnicos administrativos das secretarias de curso de graduação, e, para coleta de informações,
propomos entrevistas estruturadas com análise qualitativa das respostas dos sujeitos de pesquisa. Como
principais resultados, obteve-se a recorrência da fala dos técnicos administrativos entrevistados sobre o
início do período de trabalho remoto ter sido complicado, difícil e angustiante. Também falaram sobre o
fato de, durante esse período, terem de adaptar os seus espaços para conseguirem desempenhar suas
funções, sendo que, depois de terem feito isso, com investimento próprio, consideraram possível trabalhar
de casa. A intenção, a partir das análises, é ter subsídio para propor um projeto piloto de um comitê de
apoio à gestão do trabalho híbrido dos TAs, como produto, e este grupo multidisciplinar e de diversos
setores chaves ficará responsável, por exemplo, por: identificar perfis de sujeitos que aderem melhor à
realidade do trabalho remoto, fornecer ferramentas tecnológicas para o desempenho adequados das funções
nos locais fora da Instituição, amparar psicologicamente os colaboradores sobre questões adversas que
possam emergir com essa diferente forma de trabalhar, proporcionar benefícios financeiros para a aquisição
de itens e/ou condições de conexões para desempenhar suas funções adequadamente. Essas são apenas
algumas das principais atribuições desse novo setor como produto desta pesquisa.
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