Estudo de caso da população jovem do município de Agudo/RS sobre resíduos sólidos urbanos com a utilização de jogos didáticos
Abstract
A geração desenfreada dos resíduos sólidos é uma problemática enfrentada por todos
os países, principalmente em países em desenvolvimento. A falta de separação dos
resíduos, reciclagem em baixa escala e a destinação incorreta de muitos destes
resíduos contribui com a contaminação de solo, água, ar e ainda problemas de saúde
na população. Uma alternativa para melhorar a problemática dos resíduos sólidos é
trabalhar a educação ambiental com a população em todas as idades. Desta forma, o
trabalho propõe avaliar a compreensão dos jovens do município de Agudo/RS em
relação aos resíduos sólidos urbanos. A pesquisa foi realizada com estudantes do
ensino fundamental dos sextos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental
Santos Reis, através de questionários e jogos didáticos. Avaliou-se o grau de
conhecimento que os alunos das idades de 11 e 12 anos apresentam sobre os
resíduos sólidos urbanos e o quanto são motivados a agir corretamente. Além de
utilizar os jogos didáticos, juntamente com explicações referentes ao tema, procurouse motivar os alunos a pensarem mais em conservar o meio ambiente e terem atitudes
positivas referentes aos resíduos sólidos que produzem. Para isso, foram utilizados
também questionários antes e após as atividades, para verificar se as atividades
propostas eram realmente efetivas para o objetivo do trabalho. Para nortear o
desempenho dos alunos, foram levados em consideração interesse dos alunos, na
hora das atividades, desempenho em cada didática aplicada, além das respostas
fornecidas antes e depois do momento de recreação. Avaliou-se, também, o ânimo
das crianças para cada prática, como método de verificar a capacidade de manter as
crianças motivadas e interessadas, onde todas as atividades foram consideradas
positivas, pois em todos os momentos os alunos participaram, se empenharam e
prestaram atenção ao que era proposto. Ao final, avaliou-se se as atividades deram
resultado positivo para ser considerado um método de ensino para crianças, o critério
principal, foi realizado através da comparação do desempenho das respostas dos
alunos antes e depois das atividades propostas. O resultado esperado e alcançado,
consistia numa melhora nas respostas das crianças após as dinâmicas e jogos serem
realizados, além de os alunos aceitarem e da proposta e jogos didáticos.
Collections
- Educação Ambiental [191]
The following license files are associated with this item: