Letramento acadêmico e construção identitária: um estudo de caso sobre as experiências letradas entre o Ensino Médio Federal e os primeiros semestres de Ensino Superior
Resumen
A presente pesquisa tem por objetivo averiguar elementos que nos permitam perceber experiências
letradas familiares e acadêmicas do sujeito de pesquisa entre o Ensino Médio técnico realizado em uma
escola federal do sul do país e o ingresso no ensino superior da mesma instituição. Além disso, buscase refletir sobre de que modo essas experiências letradas escolares dentro do ambiente acadêmico foram
significativas na construção da identidade acadêmica da aluna nos primeiros semestres de ingresso no
ensino superior. Os dados que integram a análise advêm de 4 entrevistas semiestruturadas realizadas,
majoritariamente, de forma remota através da plataforma Skype, entre junho de 2019 e dezembro de
2020. A partir da análise dos dados constatou-se que as negociações identitárias que a aluna estabelece
durante os primeiros semestres de ensino superior partem de um percurso maior que é tanto fruto do
modelo cultural familiar, que é um modelo cultural dominante, quanto de suas práticas letradas na escola
federal, durante o ensino médio técnico.