Guia de práticas de sala de aula: como abordar a temática da sustentabilidade por meio da agenda 2030
View/ Open
Date
2023Author
Junges, Vanessa de Campos
Bobsin, Debora
Pozzer, Ranice Hoehr Pedrazzi
Pivetta, Natália Pavanelo
Metadata
Show full item recordAbstract
A educação apresenta-se, cada vez mais, enquanto
um caminho de mudanças a ser trilhado, desde avanço
à aspectos mais básicos, até uma nova forma de ensinar,
que seja mais transformadora e ativa. Em meio a esse
contexto é possível atrelar a Agenda 2030, a qual defende
a construção de um olhar sustentável ao passo que tem
enquanto um de seus objetivos a educação de qualidade.
Estudiosos sobre o assunto que envolve a sustentabilidade acreditam que apenas as três dimensões da sustentabilidade, ou seja, ambiental, social e econômico, já não
são mais suficientes para tratar sobre o tema, considerando a sua abrangência e complexidade. Por este motivo, surgem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
(ODS), documento oficial definido em reunião por diversos países pertencentes as Organizações das Nações
Unidas (ONU), que aprofundam as ações que devem
ser realizadas a fim de se alcançar o Desenvolvimento
Sustentável. Os ODS trazem à tona problemas que estão
presentes nas diferentes realidades ao redor do globo, e
esses objetivos devem ser o foco da sociedade como um
todo, bem como do poder público e das instituições privadas. Sendo assim, é preciso pensar como abordar as
reflexões acerca de sustentabilidade e os propósitos da
APRESENTAÇÃOAgenda 2030 em sala de aula. O alcance de um mundo
mais sustentável exige formar cidadãos com pensamentos sistêmico e que saibam atuar coletiva frente aos problemas sociais, ambientais e econômicos. Portanto, é
nesta perspectiva que, o presente ebook é desenvolvido,
o qual discute-se sobre os ODS e exemplos de práticas de
sala de aula para abordar os mesmos.
Collections
- Livros [95]
The following license files are associated with this item: