Produção colaborativa de conteúdo mediada por ferramentas digitais no contexto de cursos técnicos de administração e contabilidade
View/ Open
Date
2023-04-27Primeiro membro da banca
Hinz, Josiane Redmer
Segundo membro da banca
Fialho, Vanessa Ribas
Metadata
Show full item recordAbstract
Sabemos que não há nada de novo em falar sobre imersão das tecnologias digitais
na educação. Se ainda temos a percepção de novidade é porque, na prática, não
vemos muito essa imersão acontecer. Talvez, em algumas instituições de ensino, seja
algo mais presente, mas nem todas têm esta preparação. Este trabalho foi pensado a
partir da necessidade de contato dos estudantes, não com a tecnologia em si, mas
com as possibilidades que ela proporciona. O contexto que se apresenta neste
material é o de cursos técnicos, ou seja, alunos já adultos que buscam uma
qualificação para o mercado de trabalho. Com isso, precisou-se buscar ferramentas
digitais que contribuam para o conhecimento, mas que também tenham utilidade
prática. Ferramentas que não sirvam apenas para elaboração de trabalhos em aula,
mas que possam contribuir para atividades laborais nos próprios locais de trabalho,
facilitando, principalmente, a construção colaborativa do conhecimento entre os
envolvidos. O objetivo proposto neste trabalho é verificar em que medida o uso de
ferramentas digitais colaborativas para a produção de conteúdos possibilita o
exercício da capacidade crítica e independente dos profissionais em formação do
curso Técnico em Administração e Contabilidade. E para alcançar este objetivo, foi
elaborado um conjunto de sequências didáticas (SDs) que visam fomentar o uso de
metodologias ativas por parte dos professores do Curso Técnico, utilizando
ferramentas digitais colaborativas. Levando em consideração a avaliação dos
professores de um Curso Técnico de Administração e Contabilidade da cidade de
Santa Maria/RS, pretende-se chegar ao resultado esperado. Para a elaboração deste
material, foram feitos estudos pautados em documentos oficiais brasileiros sobre o
ensino técnico no país, além de pesquisas e discussões referentes ao uso de
metodologias ativas, letramento crítico, letramento digital e ferramentas digitais que
possibilitam interação e trabalho colaborativo entre os envolvidos.
Collections
The following license files are associated with this item: