As compreensões dos jornalistas de dados sobre transparência nos processos produtivos
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Data
2022-09-08Primeiro membro da banca
Amaral, Marcia Franz
Segundo membro da banca
Brenol, Marlise Viegas
Metadata
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O presente trabalho investiga a transparência do jornalismo, particularmente do jornalismo de dados (TRÄSEL, 2014; MASTRELA, 2019; BRENOL, 2019; GEHRKE, 2018, 2020).
Entendemos por transparência do jornalismo o conjunto de processos que tenha como objetivo central apontar publicamente ao leitor as práticas profissionais e decisões editoriais que norteiam a produção noticiosa. O percurso da pesquisa trabalha a fim de responder à pergunta: “Como os jornalistas de dados compreendem a transparência nos processos produtivos?”. Teoricamente, temos a transparência do jornalismo em estudos que tensionam seu uso como estratégia para ganho de confiança (CHADHA, KOLISKA, 2014; KARLSSON, CLERWALL, NORD, 2014) e como norma, um orientador do trabalho jornalístico (ALLEN, 2008; KARLSSON, 2010; MEIER, REIMER, 2011; HELLMUELLER et. Al, 2013; VAN DER WURFF, SCHOËNBACH, 2014; KOLISKA, 2015; VOS, CRAFT, 2016). Um dos
desdobramentos é a transparência vista na prática jornalística (FIRESTONE, ZIOMEK, 2005; CRAFT, HEIM, 2009; CHADHA, KOLISKA, 2014; KAMPF, DASKAL, 2014; TSETSURA, KRUCKEBERG, 2015; FENGLER, SPECK, 2019; CRAFT, HEIM, 2020). Temos como
objetivos específicos: a) Conhecer as concepções dos jornalistas de dados sobre transparência no jornalismo; b) Categorizar as compreensões dos jornalistas de dados sobre transparência no jornalismo de dados; c) Compreender as implicações da noção de transparência nos processos produtivos do jornalismo de dados. Para desenvolver a investigação, realizamos entrevistas semiabertas em profundidade (DUARTE, 2005) e aplicação de formulário eletrônico. A análise dos dados é aplicada tendo como inspiração a Análise de Conteúdo, de Bardin (2011), com o objetivo de traçar categorias que digam sobre as compreensões dos jornalistas de dados sobre transparência nos processos produtivos. Na leitura dos dados encontramos 186 sequências textuais que falam sobre o debate proposto. Ao analisá-las, reconhecemos quatro categorias apresentadas no cumulativo de sequências identificadas, do maior ao menor: transparência como prática, transparência como valor, transparência como conduta a ser implementada, transparência como contraste.
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