Treino de equilíbrio e marcha em indivíduos hemiplégicos por acidente vascular cerebral utilizando realidade virtual
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Data
2012-07-03Autor
Martini, Ana Paula Rodrigues
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Esta monografia visa investigar a possibilidade da reabilitação através da
Realidade Virtual, especificamente o uso do Nintendo Wii Fit no treino de equilíbrio,
na aquisição da marcha independente e a restituição da funcionalidade dos
indivíduos com hemiplegia pós Acidente Vascular Cerebral. Foi realizado um ensaio
clínico não randomizado de séries temporais, no qual participaram sete indivíduos
voluntários, na faixa etária entre 40 e 75 anos, que frequentavam o Serviço de
Fisioterapia do Hospital Universitário de Santa Maria/RS. Os voluntários foram
avaliados quanto ao equilíbrio pela Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) e pela
Plataforma de Força. A marcha foi avaliada pelo Índice de Marcha Dinâmica (IMD) e
a funcionalidade e autonomia pela Medida de Independência Funcional (MIF).
Foi desenvolvido e aplicado um protocolo de treino de equilíbrio utilizando Wii
Fit®. Os dados foram tratados e as variáveis de equilíbrio da Plataforma de Força,
IMD, EEB e MIF foram verificadas pelo teste de correlação de Spearman. O nível de
significância para todos os testes foi de 5%. A intensidade da correlação foi
classificada pelo critério de Malina. Encontrou-se uma correlação moderada entre a
maioria dos dados apresentados após a intervenção. Houve uma correlação forte e
significativa (p<0.05) entre os dados encontrados na plataforma de força e o MIF.
Em conclusão, o protocolo estabelecido demonstrou ser eficaz para tratar
desordens do equilíbrio estático avaliados neste estudo pela correlação entre
variáveis de controle postural obtidos na plataforma de força e a funcionalidade nas
atividades de vida diária. Os resultados deste estudo sugerem que a Wiireabilitação
pode ser considerada como uma forma de terapia coadjuvante à reabilitação
convencional.