A gestão democrática na escola pública frente à necessidade da formação continuada
Resumo
O presente trabalho aborda a gestão democrática frente à necessidade de formação continuada, tendo como espaço de coleta de dados a Escola Estadual de Ensino Fundamental Edison Quintana, no município de Ibirubá - RS. O tema corresponde à preocupação de que a gestão democrática aconteça na prática, refletindo-se na qualificação da educação na Escola Pública, a partir da participação de educadores, alunos, pais, gestores e comunidade escolar. Este processo tem início na elaboração do Projeto Político Pedagógico, quando pressupõe-se a participação de todos os segmentos da comunidade escolar para que o documento reflita a identidade e as necessidades da escola, garantindo a realização de demandas tais como a formação continuada. A escola-alvo da pesquisa vem se destacando pelo bom resultado na avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), tendo recebido a melhor média no município nessa avaliação, destacando-se também nas Olimpíadas de Matemática e de Português. O presente estudo envolveu membros dos colegiados da escola-alvo da pesquisa – Círculo de Pais e Mestres, Conselho Escolar e Grêmio Estudantil, os quais fazem parte do processo de gestão de forma efetiva. O trabalho apresenta-se dividido em três partes, sendo a primeira o referencial teórico o qual traz os conceitos expressos ao longo do estudo, através da contribuição de teorias e reflexões de autores. Na segunda parte descreve-se o processo metodológico pelo qual a pesquisa se desenvolveu, bem como o contexto onde os dados foram coletados. Por fim, são apresentados os dados coletados a partir da análise dos mesmos e as conclusões do referido trabalho.
Coleções
- Gestão Pública - EaD [343]