Bullying e as relações de gênero presentes no espaço escolar
Abstract
O estudo teve como objetivo analisar as interfaces entre o bullying e as relações de gênero no contexto escolar, identificando essa manifestação entre os meninos e entre as meninas no Ensino Fundamental em uma escola de periferia na cidade de Santa Maria-RS. A pesquisa é classificada na modalidade quali-quanti onde participaram do estudo 95 crianças de ambos os sexos de 4º a 8º serie da rede Estadual de Ensino. O estudo fez uso do questionário “Violência entre Pares”, aferido para a população portuguesa no ano de 2006, e adaptado para este estudo. Além do questionário, foram realizadas 14 observações, em dias intercalados da semana (segunda-feira, quinta-feira e sexta-feira) no decorrer de um mês, sendo que cada uma delas contou com o tempo de 2h de duração e por último conversas informais com professoras e equipe diretiva da escola. Os resultados demonstraram que o Bullying se destaca, principalmente, através de agressão verbal, sendo o recreio o local determinante para que estes atos de violência se propaguem. De acordo com as vítimas, os agressores são em sua maioria do sexo masculino, mais velhos e da mesma turma e costumam agir sozinhos. Os espectadores/as, também, presenciaram as situações de bullying realizadas no recreio por agressores que agiram sozinhos. Já os agressores afirmaram agredir em sala de aula, onde as vítimas também são do sexo masculino. Desse modo o estudo revelou que os meninos apresentam-se como principais protagonistas do Bullying, seja como vítima, expectador ou agressor. Apesar disso, não se pode negligenciar a atuação das meninas, já que elas não deixam de praticá-lo, porém o fazem de maneira mais discreta e despercebida aos olhos dos outros. As situações de bullying estão entrelaçadas com as relações de gênero. Desse modo, podemos entender as representações de gênero que permeiam o cotidiano dos/as estudantes onde meninos e meninas são educados de modos diferentes e ocupam espaços diferentes na escola como consequência. Enfim, o estudo nos possibilita chamar atenção para o que é culturalmente atribuído a homens e mulheres, além de caracterizar o modo como eles e elas praticam o Bullying nas escolas.
Collections
- Educação Física Escolar [200]