Mostrar registro simples

dc.creatorSevero, Marconi
dc.date.accessioned2023-07-18T20:33:15Z
dc.date.available2023-07-18T20:33:15Z
dc.date.issued2023-07-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29706
dc.description.abstractAmong the current conceptions of the Brazilian rural environment, especially regarding its agricultural dimension, one in particular has stood out, the economic-productive concept of agribusiness, also called agricultural business. Agribusiness is not only an economic phenomenon, but also a cultural, political and social phenomenon that claims to be the authentic representative of rural people, although it is not limited to the rural environment: it aims at society as a whole. Its hegemony is based on a universalizing discourse centered, in turn, on the figure of the productive rural producer. This discourse has the ability to mobilize individual pre-dispositions typical of modern urban-industrial societies, mostly experienced as doxas that assure its self-promotion while allowing it to disqualify and stigmatize its critics and opponents. It is these same pre-dispositions, when strategically mobilized, that allow agribusiness to use the rural middle class, that is, those farmers situated between the most capitalized strata of family farming and entrepreneurial and patronal farming, as a sort of barrier class in defense of its interests and hegemony. This paper, therefore, is dedicated to the study of the constitution and mobilization of the hegemony of Brazilian agribusiness, which is equivalent, to some extent, to the study of the social configuration of the rural milieu itself.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAgronegóciopor
dc.subjectHegemoniapor
dc.subjectRural brasileiropor
dc.subjectAgribusinesseng
dc.subjectHegemonyeng
dc.subjectBrazilian ruraleng
dc.titleO agronegócio brasileiro: hegemonia e projeto de sociedadepor
dc.title.alternativeBrazilian agribusiness: hegemony and society projecteng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoDentre as atuais concepções do meio rural brasileiro, especialmente no que se refere à sua dimensão agrícola, uma em específico tem sobressaído, a concepção econômico-produtiva do agronegócio, também chamado de agricultura empresarial. O agronegócio é um fenômeno econômico, mas também cultural, político e social que se pretende o autêntico representante do homem do campo, embora não se limite ao meio rural: visa à sociedade como um todo. Sua hegemonia está fundamentada em um discurso universalizante centrado, por sua vez, na figura do produtor rural produtivo. Este discurso possui a capacidade de mobilizar prédisposições individuais típicas das modernas sociedades urbano-industriais, na sua maior parte vivenciadas como doxas que lhe asseguram sua autopromoção ao mesmo tempo em que lhe permitem desclassificar e estigmatizar seus críticos e opositores. São essas mesmas prédisposições, quando estrategicamente mobilizadas, que permitem ao agronegócio se valer da classe média rural, isto é, daqueles agricultores situados entre os estratos mais capitalizados da agricultura familiar e a agricultura empresarial e patronal, como uma espécie de classebarreira na defesa de seus interesses e hegemonia. Este trabalho, portanto, é dedicado ao estudo da constituição e mobilização da hegemonia do agronegócio brasileiro, o que equivale, em alguma medida, ao estudo da configuração social do próprio meio rural.por
dc.contributor.advisor1Picolotto, Everton Lazzaretti
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5536778224404595por
dc.contributor.referee1Piccin, Marcos Botton
dc.contributor.referee2Mayer , Ricardo
dc.contributor.referee3Ferreira, Laura Senna
dc.contributor.referee4Bruno, Regina Ângela Landim
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentSociologiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International