O agronegócio brasileiro: hegemonia e projeto de sociedade
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Date
2023-07-07Author
Severo, Marconi
Primeiro membro da banca
Piccin, Marcos Botton
Segundo membro da banca
Mayer , Ricardo
Terceiro membro da banca
Ferreira, Laura Senna
Quarto membro da banca
Bruno, Regina Ângela Landim
Metadata
Show full item recordAbstract
Dentre as atuais concepções do meio rural brasileiro, especialmente no que se refere à sua
dimensão agrícola, uma em específico tem sobressaído, a concepção econômico-produtiva do
agronegócio, também chamado de agricultura empresarial. O agronegócio é um fenômeno
econômico, mas também cultural, político e social que se pretende o autêntico representante
do homem do campo, embora não se limite ao meio rural: visa à sociedade como um todo.
Sua hegemonia está fundamentada em um discurso universalizante centrado, por sua vez, na
figura do produtor rural produtivo. Este discurso possui a capacidade de mobilizar prédisposições individuais típicas das modernas sociedades urbano-industriais, na sua maior
parte vivenciadas como doxas que lhe asseguram sua autopromoção ao mesmo tempo em que
lhe permitem desclassificar e estigmatizar seus críticos e opositores. São essas mesmas prédisposições, quando estrategicamente mobilizadas, que permitem ao agronegócio se valer da
classe média rural, isto é, daqueles agricultores situados entre os estratos mais capitalizados
da agricultura familiar e a agricultura empresarial e patronal, como uma espécie de classebarreira na defesa de seus interesses e hegemonia. Este trabalho, portanto, é dedicado ao
estudo da constituição e mobilização da hegemonia do agronegócio brasileiro, o que equivale,
em alguma medida, ao estudo da configuração social do próprio meio rural.
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