Gestão escolar e formação docente: concepções sobre estágios em classes de alfabetização
Fecha
2008-01-15Autor
Millani, Silvana Martins de Freitas
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Este trabalho visa à apresentação de um estudo realizado em duas escolas do
sistema de ensino municipal de Santa Maria/RS, durante o ano de 2006, cuja
temática consiste na investigação das concepções dos profissionais da educação
sobre a formação docente e sua repercussão na gestão escolar diante da decisão
sobre a abertura de estágios em classes de alfabetização. Para tanto, buscamos
como fundamentação estudos realizados sobre formação docente, práticas de
estágio e gestão escolar. Adotamos como postura para construção do referencial
teórico a condição de que é na escola que se abrem os espaços mais significativos
para a formação dos professores sejam eles atuantes ou estagiários. Neste mesmo
sentido, priorizamos estudos que indicam a relevância da gestão democrática e do
trabalho coletivo como pressupostos para o desenvolvimento do processo formativo
na escola. Sendo assim, utilizamos como metodologia uma abordagem sóciohistórico
de cunho narrativo, cujo instrumento de pesquisa foram as entrevistas
semi-estruturadas, abertas individuais realizadas com seis professoras, sendo três
de cada escola investigada. A partir da análise desta pesquisa, evidenciamos que
todos os professores consideram relevante e defendem o processo de formação
docente no espaço escolar através do contato com estagiárias. No entanto, há uma
evidente distinção entre as concepções das professoras de cada escola sobre a
aceitação de estágio em classes de alfabetização, que repercutem diretamente nas
formas de gestão de cada instituição.
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- Gestão Educacional [292]