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dc.contributor.advisorPetri, Giani
dc.creatorLosekann, Vinicius
dc.date.accessioned2023-07-26T15:15:56Z
dc.date.available2023-07-26T15:15:56Z
dc.date.issued2022-02-10
dc.date.submitted2022
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29777
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Politécnico, Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Para Internet, RS, 2022.por
dc.description.abstractSeveral studies demonstrate the benefits of using educational games to simulate activities and/or review concepts in a motivating and attractive way for students. This study aims to develop a digital version of the PM Master board game to help project management disciplines in the teaching and review of concepts learned in class in undergraduate courses in the area of computing. The methodology used in the present research is multi-method, divided into three stages, the literature analysis stage, the work review stage and the stage of development and evaluation of the digital version of the PM Master game. The digital versionm of the developed PM Master game stands out for being an educational, multiplayer, turnbased game, with questions and answers and presented in the form of a digital board. The content of the digital version of the PM Master Game covers 25 questions from each of the 10 knowledge areas in Project Management contained in the 6th edition of the PMBOK Guide (2017). Regarding the design of the game, it is noteworthy that the Screentop.gg platform was used. The MEEGA+ model was used to assess the quality of the product developed in terms of player experience, usability and perceived learning. It was found that the game contributed to reinforce and fix the concepts about the areas of knowledge of project management. The participants expressed congratulations on the work developed, and suggestions, which could be incorporated. Finally, it can be concluded that the defined objectives were satisfactorily achieved.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectJogo de tabuleiropor
dc.subjectJogo digital PM masterpor
dc.subjectGerência de projetospor
dc.titleDesenvolvimento e avaliação de um jogo digital de tabuleiro para revisão de conhecimentos em gerência de projetospor
dc.title.alternativeDevelopment and evaluation of a digital board game for the review of knowled ge in project mangementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso Superior de Tecnologia em Sistemas Para Internetpor
dc.description.resumoDiversos estudos demonstram os benefícios do uso de jogos educacionais para a simulação de atividades e/ou revisão de conceitos de forma motivadora e atrativa para os alunos. Este estudo objetiva desenvolver uma versão digital do jogo de tabuleiro PM Master para auxiliar disciplinas de gerência de projetos, no ensino e revisão de conceitos aprendidos em aula nos cursos de graduação na área de computação. A metodologia utilizada na presente pesquisa adota uma abordagem multimétodo, dividida em três etapas, etapa de análise da literatura, etapa da revisão de trabalhos e a etapa de desenvolvimento e avaliação da versão digital do jogo PM Master. A versão digital do jogo PM Master desenvolvido destaca-se por ser um jogo educacional, multiplayer, baseado em turnos, com perguntas e respostas e apresentado sob a forma de tabuleiro digital. O conteúdo da versão digital do Jogo PM Master, abrange 25 questões de cada uma das 10 áreas de conhecimento em Gerenciamento de Projetos constantes na 6ª edição do Guia PMBOK (2017). Com relação ao design do jogo, ressalta-se que foi utilizada a plataforma de desenvolvimento Screentop.gg. Para a avaliação da qualidade do produto desenvolvido com relação a, experiência do jogador, usabilidade e aprendizagem percebida utilizou-se o modelo MEEGA+. Constatou-se que o jogo contribuiu para reforçar e fixar os conceitos sobre as áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos. Os participantes expressaram parabenizações acerca do trabalho desenvolvido, e sugestões, que poderão ser incorporadas. Por fim, pode-se concluir que os objetivos definidos foram alcançados de forma satisfatória.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.publisher.unidadeColégio Politécnico da UFSMpor


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