Desenvolvimento e avaliação de um jogo digital de tabuleiro para revisão de conhecimentos em gerência de projetos
Resumo
Diversos estudos demonstram os benefícios do uso de jogos educacionais para a simulação de atividades e/ou revisão de conceitos de forma motivadora e atrativa para os alunos. Este estudo objetiva desenvolver uma versão digital do jogo de tabuleiro PM Master para auxiliar disciplinas de gerência de projetos, no ensino e revisão de conceitos aprendidos em aula nos
cursos de graduação na área de computação. A metodologia utilizada na presente pesquisa adota uma abordagem multimétodo, dividida em três etapas, etapa de análise da literatura, etapa da revisão de trabalhos e a etapa de desenvolvimento e avaliação da versão digital do jogo PM Master. A versão digital do jogo PM Master desenvolvido destaca-se por ser um jogo educacional, multiplayer, baseado em turnos, com perguntas e respostas e apresentado sob a forma de tabuleiro digital. O conteúdo da versão digital do Jogo PM Master, abrange 25 questões de cada uma das 10 áreas de conhecimento em Gerenciamento de Projetos constantes na 6ª edição do Guia PMBOK (2017). Com relação ao design do jogo, ressalta-se que foi utilizada a plataforma de desenvolvimento Screentop.gg. Para a avaliação da qualidade do produto desenvolvido com relação a, experiência do jogador, usabilidade e aprendizagem percebida utilizou-se o modelo MEEGA+. Constatou-se que o jogo contribuiu para reforçar e fixar os conceitos sobre as áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos. Os participantes expressaram parabenizações acerca do trabalho desenvolvido, e sugestões, que poderão ser incorporadas. Por fim, pode-se concluir que os objetivos definidos foram alcançados de forma satisfatória.
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