Desenvolvimento e avaliação de um jogo educacional híbrido para apoiar o ensino de gerência de projetos de software
Resumo
A fim de apoiar o ensino e aprendizagem da disciplina de Gerência de Projetos de Software em cursos de graduação de computação, este trabalho tem a finalidade de analisar, desenvolver e avaliar um jogo educacional híbrido, tendo como base o jogo de tabuleiro analógico PM Master (GQS, 2012), assim como a sua versão digital PM Master Digital (LOSEKANN, 2021). Inicialmente, este trabalho realiza sua fundamentação teórica e analisa a viabilidade de um projeto de jogo híbrido educacional que possibilite a edição de suas cartas com perguntas e respostas. No sentido de manter a sua relevância enquanto recurso
educacional, ao poder ser atualizado conforme o surgimento de novas edições do guia PMBOK, referência principal do jogo. Posteriormente, este trabalho o desenvolve e o avalia através da aplicação e análise de um estudo piloto realizado com alunos da disciplina de Gerência de Projetos, do Colégio Politécnico/UFSM, do Curso de Sistemas para Internet. Avaliação, esta, realizada a partir da análise das respostas ao questionário componente do modelo MEEGA+ de avaliação da qualidade de jogos educacionais.
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