Teatro e neurodiversidade: análise de metodologias de ensino/criação com pessoas neurodivergentes
Resumen
Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe apresentar um breve panorama acerca
das metodologias de ensino/criação em Teatro com pessoas neurodivergentes. Foram
selecionados sete trabalhos para análise das abordagens e procedimentos estéticopedagógicos adotados pelos autores e autoras, a fim de articulá-los às perspectivas
identificadas no paradigma da neurodiversidade. Os textos elegidos são dos seguintes
autores e autoras: Ragazzon e Salume (2020), Leite (2022), Santos (2022), Bonfatti
et al (2017), Paes (2018), Muñoz (2022) e Silva (2007). Nas práticas, destaca-se
modos de criação que priorizam o corpo, sua relação com o outro e sua relação com
o espaço. De modo geral, evidencia-se que as metodologias mais utilizadas foram os
jogos teatrais de Viola Spolin e o Teatro do Oprimido de Augusto Boal. Salienta
também a prática da palhaçaria identificada como via transgressora de trabalho. Esta
investigação identifica possíveis caminhos metodológicos para futuras práticas
teatrais desenvolvidas com pessoas neurodivergentes que privilegiam o
funcionamento único de seus corposmentes e também oferece subsídios a futuras
pesquisas na área em relação à neurodiversidade.
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