Perspectivas pedagógicas da gestão escolar em duas escolas da Secretaria Executiva da Regional 3
Abstract
O objeto deste estudo são as perspectivas pedagógicas da gestão escolar em duas escolas da Secretaria Executiva Regional 3. Esta pesquisa teve como objetivos estudar a origem das perspectivas da gestão escolar no Brasil; analisar a contribuição do gestor escolar para o êxito das ações pedagógicas e identificar a formação do gestor diante das necessidades de transformação das escolas. A revisão bibliográfica sobre o tema abrange os teóricos como Luck, Pimenta, Libâneo, Gadotti, Paro, dentre outros, além dos conhecimentos oriundos de outras leituras para melhor compreender os dados coletados neste estudo e dar consistência à realização das análises. Trata-se de uma pesquisa com estudo exploratório de natureza qualitativa. A abordagem é feita por meio de um estudo de caso, cujo material empírico foi obtido por meio das respostas dos questionários aplicados aos sujeitos envolvidos. Com os resultados desse estudo, os gestores demonstram que têm estudado para conhecerem teorias e métodos para cada vez mais desenvolverem uma prática voltada para o diálogo, garantindo a condição de sujeito tanto para o educador como para o educando, mesmo assim, não apresentam os pressupostos teórico-metodológicos em que se baseiam suas práticas educativas, deixando-se transparecer que ainda há um pouco do ensino tradicional enraizado nestas práticas.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [1003]