Listar Comunicação com ênfase em Comunicação Midiática por fecha de publicación
Mostrando ítems 1-20 de 27
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Infografia e jornalismo na web: sistematização dos elementos que constituem infográficos
(2006-03)O presente texto preocupa-se em sistematizar questões básicas e fundamentais acerca da infografia produzida e veiculada em produtos jornalísticos da web, pois entende-se que tal objeto de estudos está situado numa zona de ... -
As organizações sociais no espaço midiatizado: os suportes digitais como meios e estratégias de representação organizacional
(2006-11-30)Este ensaio teórico visa situar o estudo da representação das organizações sociais no espaço midiatizado. Ao retomar conceitos como representação, espaço midiatizado e campo dos media, constatamos que a fisiologia da ... -
A identidade regional nordestina nos sistemas de significação do consumo de moda
(2006-12)O artigo apresenta resultados de uma análise do sistema de significação do consumo de moda. Procedeu-se ao estudo da apropriação da identidade regional sertaneja realizado pela coleção verão/2006 da grife Cavalera intitulada ... -
O discurso como estratégia de comunicação e legitimação da Igreja Católica
(2006-12)A Igreja Católica, como instituição religiosa predominante na América Latina, vem utilizando, em veículos de comunicação dirigida, uma retórica voltada para o conhecimento científico e comprometida com o social, objetivando ... -
A apropriação artística na atualização da identidade de marca
(2006-12-01)O presente artigo tem como objetivo verificar a influência da arte na produção de representações midiáticas. A velocidade com que a mídia é capaz de nos oferecer novos recursos visuais gera na representação midiática a ... -
Desmascarando a objetividade jornalistica: análise da cobertura de Veja no Referendo do Desarmamento
(2006-12-01)Desde que o jornalismo brasileiro importou o padrão norte-americano de imprensa, baseado nos princípios de objetividade e imparcialidade, que jornalistas, empresas de comunicação e parte da sociedade perseguem a separação ... -
Conteúdos televisivos locais no break comercial: uma estratégia no sistema de rede
(2006-12-05)O artigo trata da regionalização de conteúdos televisivos. Para emissoras que dispõem de tempo bastante limitado para veiculação de programação local, a produção de “programetes” exibidos no break comercial apresenta-se ... -
Recepção cinematográfica: um estudo de caso sobre a audiência popular do cineclube Lanterninha Aurélio Itinerante
(2006-12-07)O presente artigo tem como objetivo geral analisar como a audiência popular do cineclube santamariense Lanterninha Aurélio Itinerante se apropria, ou seja, interpreta e usa o gênero cinematográfico. A metodologia escolhida ... -
Sensacionalismo, espetacularização e jornalismo popular: estratégias na disputa pelo leitor entre A Razão e Diário de Santa Maria - Uma observação sobre o caso da esquartejada –
(2006-12-15)Considerando que todo jornal impresso é uma empresa, e que uma empresa para se manter no mercado precisa de consumidores para seus produtos, acredita-se que desde meados de 2002 existe uma disputa pelo leitor em Santa ... -
Merchandising social na teledramaturgia brasileira: o caso da aids
(2006-12-18)A partir da década de 1970, a teledramaturgia brasileira passou a ser estruturada a partir do realismo mesclado ao já então consolidado melodrama. Aliado ao realismo, na década de 1980 surgiu o merchandising social, que é ... -
O uso da internet na comunicação institucional
(2006-12-20)O presente artigo trata do uso de estratégias de comunicação e de sua importância no sentido de maximizar a interação entre a instituição e seus públicos. Os processos comunicacionais que possuem como suporte as redes ... -
Comunicação institucional e internet: novos espaços na relação sujeito-instituição
(2006-12-20)Este artigo visa compreender as relações que se estabelecem entre públicos e organizações diante dos novos espaços de interação/comunicação proporcionados pela Internet. Pressupondo que esses espaços contribuem com a ... -
O texto icônico: elementos morfológicos e suas significações na publicidade
(2006-12-20)A publicidade constitui-se num amplo espaço discursivo de persuasão. Através da composição de sua imagem, componente fundamental do dispositivo de enunciação publicitário, produz estrategicamente efeitos de sentido e ... -
A comunidade do comunitário: a apropriação da noção de comunitário na sociedade midiatizada
(2006-12-21)O presente artigo constitui-se no trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Comunicação com Ênfase em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria. Trata-se de um estudo bibliográfico, que teve ... -
Gerenciando a comunicação através do marketing de relacionamento: a organização do quadro social como ferramenta de comunicação e de negócios no SICREDI
(2006-12-21)Este estudo visa investigar a criação, implementação e funcionamento dos núcleos cooperativos, através do programa Organização do Quadro Social bem como identificar como o mesmo está inserido na estratégia da instituição, ... -
Subjetividade na mídia: um estudo de caso sobre o Diário de Santa Maria
(2007)Este artigo parte do pressuposto de que a objetividade jornalística, postulada nas academias, na verdade não é tão presente no cotidiano dos jornais impressos, quando uma lógica de mercado impregna cada vez mais a mídia, ... -
A influência do poder hierárquico nas assessorias de imprensa e seu reflexo no campo midiático
(2007-01-17)A correlação entre a comunicação nas organizações e a cultura organizacional, bem como a compreensão dos fatores de seleção, disposição e incidência de notícias sobre os temas, por parte das assessorias de imprensa, configura ... -
O negro e a mídia: recepção da telenovela por integrantes do Movimento Negro de Santa Maria
(2007-01-17)Como a identidade étnica e a militância social servem de mediadores na recepção da telenovela é a problemática central da pesquisa, que se baseou nas teorias latino-americanas de recepção e estudos sobre a identidade étnica. ... -
Fotografia: objeto de memória
(2007-01-18)Fotografia é uma técnica de gravação de imagem - imagem fotográfica - através da qual é possível ver objetos e pessoas que não se veriam de outra maneira. A fotografia dá forma a sentimentos, cenas, lembranças, passado e ... -
A comunicação e a cultura organizacional no processo de construção da responsabilidade social
(2007-01-19)Este estudo tem como objetivo compreender, a partir de uma pesquisa bibliográfica, a importância da comunicação como difusora de mudanças culturais entre os públicos das organizações que adotam a responsabilidade social ...