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dc.creatorSimonetti, Bruno Moro
dc.date.accessioned2023-07-31T14:36:40Z
dc.date.available2023-07-31T14:36:40Z
dc.date.issued2023-03-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29809
dc.description.abstractThis dissertation, linked to the Graduate Program in Public Policy and Educational Management - Professional Master's Degree, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) and INTERFACES - Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade, discusses historical, political, economic, and social dimensions that involve educational issues related to teacher training in higher education in Brazil, specifically the use of communication and information technologies, considering the context of Remote Teaching (RTE) during the pandemic of Covid-19. From this emerges the problem that unfolds in the following research questions: What are the public policies that have guided teacher education in higher education during the pandemic? How do public and institutional policies contemplate the use of educational technologies in teacher education? What are the limits and potentialities of educational technologies in teaching, considering the context of remote education? How is it possible to take advantage of the experiences lived in this period by teachers to improve their future practices? Thus, it aims to investigate the use of educational technologies in Higher Education, and its unfoldings, from the context of Remote Teaching and teacher training policies. As a reference, it presents the theoretical and legal frameworks of the implementation of public policies for Higher Education and brings elements that seek to contribute to the debate about teacher training. This is a qualitative, implicit, and applied research that was carried out at the Faculdade de Ciências da Saúde - SOBRESP, with professors who operationalize the process of adherence to remote teaching. To do so, documentary research was used, supported by a literature review on the topic, in addition to the analysis of data from an institutional survey conducted with the teachers during the pandemic period. From this work originated the product that consists of a course offered to teachers on MOODLE, considering the demands presented by teachers to integrate technologies into their practices.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectEnsino remotopor
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectRemote teachingeng
dc.titleTecnologias educacionais na educação superior: um olhar formativo a partir do ensino remoto em uma instituição privadapor
dc.title.alternativeEducational technologies in higher education: a training view from remote education in a private institutioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional - Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e ao INTERFACES - Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade, discute dimensões históricas, políticas, econômicas e sociais que envolvem questões educacionais relacionadas à formação docente na educação superior no Brasil. Especificamente, ao uso das tecnologias de comunicação e informação, considerando o contexto do Ensino Remoto (ERE) durante a pandemia da Covid-19. Disso emerge o problema que se desdobra nas seguintes questões de pesquisa: Quais as políticas públicas que balizaram a formação de professores na Educação Superior durante a pandemia? De que maneira as políticas públicas e institucionais contemplam a utilização das tecnologias educacionais na formação de professores? Quais os limites e potencialidades das tecnologias educacionais na ação docente, considerando o contexto do ensino remoto? Como é possível aproveitar as experiências vivenciadas neste período pelos docentes para incrementar suas práticas futuras? Assim, objetiva investigar a utilização das tecnologias educacionais na Educação Superior, e seus desdobramentos, a partir do contexto do Ensino Remoto e das políticas de formação de professores. Como referencial apresenta os marcos teóricos e legais da implementação de políticas públicas para a Educação Superior e traz elementos que procuram contribuir com o debate sobre a formação docente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo documental que foi realizada no âmbito da Faculdade de Ciências da Saúde - SOBRESP, com docentes que operacionalizam o processo de adesão ao ensino remoto. Para tanto, foi utilizada a pesquisa documental, amparada em uma revisão de literatura sobre o tema, além da análise dos dados de uma pesquisa institucional realizada com os docentes durante o período pandêmico. Deste trabalho originou-se o produto que consiste em um curso oferecido aos docentes no MOODLE, considerando as demandas apresentadas pelos professores de integrar as tecnologias em suas práticas.por
dc.contributor.advisor1Cecchin, Andréa Forgiarini
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4684285806758483por
dc.contributor.advisor-co1Nogueira, Vanessa dos Santos
dc.contributor.referee1Medeiros, Liziany Müller
dc.contributor.referee2Zancan, Silvana
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4931821193350623por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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