dc.creator | Simonetti, Bruno Moro | |
dc.date.accessioned | 2023-07-31T14:36:40Z | |
dc.date.available | 2023-07-31T14:36:40Z | |
dc.date.issued | 2023-03-16 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29809 | |
dc.description.abstract | This dissertation, linked to the Graduate Program in Public Policy and Educational
Management - Professional Master's Degree, Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM) and INTERFACES - Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e
Sociedade, discusses historical, political, economic, and social dimensions that
involve educational issues related to teacher training in higher education in Brazil,
specifically the use of communication and information technologies, considering the
context of Remote Teaching (RTE) during the pandemic of Covid-19. From this
emerges the problem that unfolds in the following research questions: What are the
public policies that have guided teacher education in higher education during the
pandemic? How do public and institutional policies contemplate the use of
educational technologies in teacher education? What are the limits and potentialities
of educational technologies in teaching, considering the context of remote education?
How is it possible to take advantage of the experiences lived in this period by
teachers to improve their future practices? Thus, it aims to investigate the use of
educational technologies in Higher Education, and its unfoldings, from the context of
Remote Teaching and teacher training policies. As a reference, it presents the
theoretical and legal frameworks of the implementation of public policies for Higher
Education and brings elements that seek to contribute to the debate about teacher
training. This is a qualitative, implicit, and applied research that was carried out at the
Faculdade de Ciências da Saúde - SOBRESP, with professors who operationalize
the process of adherence to remote teaching. To do so, documentary research was
used, supported by a literature review on the topic, in addition to the analysis of data
from an institutional survey conducted with the teachers during the pandemic period.
From this work originated the product that consists of a course offered to teachers on
MOODLE, considering the demands presented by teachers to integrate technologies
into their practices. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Educação superior | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Ensino remoto | por |
dc.subject | Public policies | eng |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Remote teaching | eng |
dc.title | Tecnologias educacionais na educação superior: um olhar formativo a partir do ensino remoto em uma instituição privada | por |
dc.title.alternative | Educational technologies in higher education: a training view from remote education in a private institution | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e
Gestão Educacional - Mestrado Profissional, da Universidade Federal de Santa
Maria (UFSM) e ao INTERFACES - Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e
Sociedade, discute dimensões históricas, políticas, econômicas e sociais que
envolvem questões educacionais relacionadas à formação docente na educação
superior no Brasil. Especificamente, ao uso das tecnologias de comunicação e
informação, considerando o contexto do Ensino Remoto (ERE) durante a pandemia
da Covid-19. Disso emerge o problema que se desdobra nas seguintes questões
de pesquisa: Quais as políticas públicas que balizaram a formação de professores
na Educação Superior durante a pandemia? De que maneira as políticas públicas e
institucionais contemplam a utilização das tecnologias educacionais na formação de
professores? Quais os limites e potencialidades das tecnologias educacionais na
ação docente, considerando o contexto do ensino remoto? Como é possível
aproveitar as experiências vivenciadas neste período pelos docentes para
incrementar suas práticas futuras? Assim, objetiva investigar a utilização das
tecnologias educacionais na Educação Superior, e seus desdobramentos, a partir
do contexto do Ensino Remoto e das políticas de formação de professores. Como
referencial apresenta os marcos teóricos e legais da implementação de políticas
públicas para a Educação Superior e traz elementos que procuram contribuir com o
debate sobre a formação docente. Trata-se de uma pesquisa de abordagem
qualitativa, do tipo documental que foi realizada no âmbito da Faculdade de
Ciências da Saúde - SOBRESP, com docentes que operacionalizam o processo de
adesão ao ensino remoto. Para tanto, foi utilizada a pesquisa documental,
amparada em uma revisão de literatura sobre o tema, além da análise dos dados
de uma pesquisa institucional realizada com os docentes durante o período
pandêmico. Deste trabalho originou-se o produto que consiste em um curso
oferecido aos docentes no MOODLE, considerando as demandas apresentadas
pelos professores de integrar as tecnologias em suas práticas. | por |
dc.contributor.advisor1 | Cecchin, Andréa Forgiarini | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4684285806758483 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Nogueira, Vanessa dos Santos | |
dc.contributor.referee1 | Medeiros, Liziany Müller | |
dc.contributor.referee2 | Zancan, Silvana | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4931821193350623 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |